Sobre o autor

Paulo Becknetter, o Beck, é jornalista. Nos últimos anos, desempenhou a função de colunista de atualidades nos jornais “BOM DIA Rio Preto” (2007 a 2013) e “Diário da Região” (2013/14). Agora, oficialmente na web, o Blog do Beck afina sua vocação para a comunicação diária, alinhando informação digital e bom humor na medida ideal. Para mais posts, siga também @BlogDoBeck no Instagram.

beck@blogdobeck.com

Coleção Vaga-Lume completa 50 anos em 2023. Qual seu livro favorito da série que marcou época no Brasil?

Atualizado em 3 de agosto de 2023, 10:45h

50 anos de uma coleção insuperável em imaginação e aprendizado. (Foto: Reprodução)

Quem frequentou o ensino fundamental no Brasil, entre as décadas de 1970 e 1990, certamente leu “A Ilha Perdida” e depois apresentou um “trabalho” sobre ele em folha de papel almaço na escola. Com mais de 3 milhões de exemplares vendidos, o livro marcou a vida de toda uma geração ávida por leitura e histórias que desenvolveriam a imaginação de milhões de crianças e adolescentes.

 

Em 2023, toda a série de livros da coleção Vaga-Lume completa 50 anos e precisamos falar sobre a importância dessas obras sensacionais e lúdicas. Lançada oficialmente logo depois da reforma educacional brasileira de 1971, a coleção tornou-se presença obrigatória na escola até a oitava série (atual nono ano), sobretudo nas aulas de Língua Portuguesa.

 

A Coleção Vaga-Lume chegou a ter cerca de cem títulos e reuniu autores como Marcos Rey e Orígenes Lessa. As tiragens, no seu auge, eram de cerca de 80 mil exemplares — esgotados em cerca de um ano. Abaixo, alguns dos clássicos mais lidos da coleção, responsáveis pela formação de muitos leitores até hoje em dia. Se você também passou horas com um desses livros nas mãos, refaça o caminho e indique aos seus filhos e aos amigos deles. Turbinar a imaginação é providencial para acelerar o conhecimento.

 

1 – O Escaravelho do Diabo, de Lúcia Machado de Almeida 

 

Um dos maiores sucessos da coleção Vagalume, “O Escaravelho do Diabo”  foi lançado em 1974 e conta a história de uma cidadezinha do interior que começa a presenciar uma série de assassinatos. A única pista desses crimes é que as vítimas são ruivas e recebem, antes de morrer, um escaravelho.

 

2- O Mistério do 5 Estrelas, de Marcos Rey

 

Este livro marcou a infância de muitos meninos e meninas brasileiros! Com mais de 2 milhões de cópias vendidas, a obra se passa em um hotel onde ocorre um assassinato. O garoto Leo, que trabalha no local como mensageiro,presencia a cena. Como ninguém acredita na história que ele conta, Leo decide investigar o mistério por conta própria.

 

3 – Éramos Seis, Maria José Duprê

 

A saga da família de Dona Lona, retratada neste livro, fez tanto sucesso que foi transformada até em novela de TV! A jornada dos “seis” gira em torno dos esforços da matriarca em garantir a felicidade do marido, Júlio, e de seus filhos: Alfredo, Julinho, Carlos e Maria Isabel. A narrativa do livro vai desde a infância das crianças até a fase adulta deles e, consequentemente, sua velhice.

 

Também ficou com saudades? Clicando AQUI você encontra outros títulos da coleção à venda.

 

Resgate esses clássicos para seus filhos e deixe-os viajar em um mundo lúdico e cheio de imaginação.

Posts que estão bombando...

Sem comentários

    Deixar uma resposta

    Paulo Becknetter, o Beck, é jornalista. Nos últimos anos, desempenhou a função de colunista de atualidades nos jornais "BOM DIA Rio Preto" (2007 a 2013) e "Diário da Região" (2013/14). Agora, oficialmente na web, o Blog do Beck afina sua vocação para a comunicação diária, alinhando informação digital e bom humor na medida ideal. Nas horas de faxina, tratar dos mesmos assuntos com Berenice Du Lar, a interina e eterna Garota da Laje de Ipanema. Aceita, brazeeel!

    beck@blogdobeck.com