Sobre o autor

Paulo Becknetter, o Beck, é jornalista. Nos últimos anos, desempenhou a função de colunista de atualidades nos jornais “BOM DIA Rio Preto” (2007 a 2013) e “Diário da Região” (2013/14). Agora, oficialmente na web, o Blog do Beck afina sua vocação para a comunicação diária, alinhando informação digital e bom humor na medida ideal. Para mais posts, siga também @BlogDoBeck no Instagram.

beck@blogdobeck.com

Documentário da Netflix revela como ‘Abercrombie & Fitch’ alavancou a marca através da xenofobia, elitismo e exclusão

Atualizado em 17 de abril de 2022, 14:06h

De acordo com o documentário, modelos eram recrutados e dispensados se não obedecessem à regras elitistas da marca. (Fotos: Reprodução/Netflix)

Se você adolesceu no final dos anos 1990, é bem possível que tenha usado uma camiseta, calça ou boné da Abercrombie & Fitch, a disputadíssima grife de roupas dos EUA que movimentou a cena da moda jovem por mais de 20 anos, faturando milhões de dólares com seus looks e acessórios em todo o mundo.

 

Jovens brancos com corpos definidos eram os preferidos da marca para representarem e trabalharem nas lojas.

Na última semana, o nome da marca voltou aos trends das redes sociais e não foi por conta de nenhum lançamento, muito pelo contrário. A esquecida grife renasceu na web por conta do documentário “Abercrombie & Fitch”: Ascensão e Queda”, que estreia na Netflix na próxima terça (19).

 

As ações judiciais e depoimentos reveladores também estão no foco do documentário.

Mesmo antes de entrar em cartaz, o doc já está dando o que falar em razão das verdades e polêmicas que virão à tona com a exibição. O foco, segundo resumo disponível na plataforma de streaming, é revelar como a marca prosperou através da exclusão, praticando medidas discriminatórias de contratação.

 

A produção estreia dia 19 de abril na Netflix.

O negócio todo deve render tanto pano pro shortinho que a própria Abercrombie & Fitch, através de sua conta oficial no Instagram, já antecipou uma declaração através da qual se redime, afirmando que a marca “evoluiu” desde que ficou sob nova administração.

 

Capa do doc disponível na plataforma de streaming.

A postagem, compartilhada abaixo, traz um texto no qual se lê: “Obrigado por nos dar a chance de mostrar quem é a Abercrombie hoje e por fazer parte de quem seremos amanhã”. Na legenda, uma declaração completa onde a equipe reconhece a antiga era de comportamento problemático que ocorreu durante as décadas que serão abordadas no documentário.

 

 

Em resumo, “White Hot: The Rise & Fall Of Abercrombie & Fitch” (título original em inglês) descortina detalhes do bem-sucedido marketing desenvolvido pela empresa no final dos anos 1990, com base na exclusão, xenofobia e elitismo com que recrutava seus modelos “jovens, magros e brancos”. Abaixo, o trailer oficial.

 

Posts que estão bombando...

Sem comentários

    Deixar uma resposta

    Paulo Becknetter, o Beck, é jornalista. Nos últimos anos, desempenhou a função de colunista de atualidades nos jornais "BOM DIA Rio Preto" (2007 a 2013) e "Diário da Região" (2013/14). Agora, oficialmente na web, o Blog do Beck afina sua vocação para a comunicação diária, alinhando informação digital e bom humor na medida ideal. Nas horas de faxina, tratar dos mesmos assuntos com Berenice Du Lar, a interina e eterna Garota da Laje de Ipanema. Aceita, brazeeel!

    beck@blogdobeck.com