Sobre o autor

Paulo Becknetter, o Beck, é jornalista. Nos últimos anos, desempenhou a função de colunista de atualidades nos jornais “BOM DIA Rio Preto” (2007 a 2013) e “Diário da Região” (2013/14). Agora, oficialmente na web, o Blog do Beck afina sua vocação para a comunicação diária, alinhando informação digital e bom humor na medida ideal. Para mais posts, siga também @BlogDoBeck no Instagram.

beck@blogdobeck.com

Equipe da Fiocruz chega a Rio Preto para implementar nova estratégia de combate ao mosquito da dengue

Atualizado em 29 de janeiro de 2025, 12:35h
As EDLs são uma nova estratégia nacional de combate ao Aedes aegypti, que utilizam a fêmea do mosquito como aliada na dispersão de larvicida. (Foto: Divulgação/SMCS)

A equipe da Fiocruz/Amazônia chegou a Rio Preto nesta quarta-feira (29), para iniciar  o planejamento das ações para implementação das Estações Disseminadoras de Larvicidas (EDLs) na cidade. Além de Rio Preto, os municípios de Catanduva e Votuporanga vão receber a tecnologia.

As Estações Disseminadoras de Larvicidas são uma nova estratégia nacional de combate ao Aedes aegypti, que utilizam a fêmea do mosquito como aliada na dispersão de larvicida. Ao colocar os ovos na EDL, o mosquito fica impregnado com o inseticida e, à medida que passa para outros criadouros acaba contaminando os recipientes com o produto. Dessa forma, reduz-se o desenvolvimento de larvas e, por conseguinte, a infestação.

Rio Preto vai receber três mil EDLs que serão implementadas em áreas com maior incidência de dengue, em estratégia a ser definida junto à equipe da Fiocruz. O treinamento para montagem, manutenção, logística de trabalho e práticas de uso das Estações será realizado nesta quinta-feira (30), das 9h às 12h.

A equipe da Vigilância Ambiental, responsável pela implementação da tecnologia em Rio Preto, será treinada pelos representantes da Fiocruz/Amazônia, Sérgio Luz e Joaquin Carvajal, que permanecerão na cidade até a próxima sexta-feira, 31/1, para finalizar as orientações em relação às estações.

O anúncio do envio das EDLs a Rio Preto foi feito no dia 13/1 durante reunião de representantes do Ministério da Saúde com o secretário de saúde de Rio Preto, Rubem Bottas.

Recursos

Rio Preto já recebeu o recurso de R$ 2.345.865,00 do Estado, referente ao apoio para municípios paulistas no enfrentamento das arboviroses. Metade do valor, R$ 1.172.932,50, refere-se à antecipação da primeira parcela do componente fixo do Incentivo à Gestão Municipal (IGM SUS Paulista), enquanto a outra metade é proveniente de recursos de enfrentamento à dengue.

Posts que estão bombando...

Sem comentários

    Deixar uma resposta

    Paulo Becknetter, o Beck, é jornalista. Nos últimos anos, desempenhou a função de colunista de atualidades nos jornais "BOM DIA Rio Preto" (2007 a 2013) e "Diário da Região" (2013/14). Agora, oficialmente na web, o Blog do Beck afina sua vocação para a comunicação diária, alinhando informação digital e bom humor na medida ideal. Nas horas de faxina, tratar dos mesmos assuntos com Berenice Du Lar, a interina e eterna Garota da Laje de Ipanema. Aceita, brazeeel!

    beck@blogdobeck.com