Começa nesta terça-feira, dia 21/1 e vai até o dia 30/1, a edição 2025 do Janeiro Brasileiro da Comédia (JBC). A abertura será às 20h, no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, com a apresentação do espetáculo “Na Lona de Benjamin”, com o Coletivo Catappum!, de São Paulo-SP. A sessão terá acessibilidade com tradução em Libras. A classificação indicativa é 14 anos.
A entrada é gratuita, mas o público é convidado a contribuir com 1kg de alimento não perecível, que pode ser entregue nas caixas de arrecadação disponíveis no local. A ação solidária é em parceria com o Fundo Social de Solidariedade (FSS).
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Abertura
A abertura do Janeiro Brasileiro da Comédia 2025 será às 19h30, na terça-feira, dia 21/1, no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, com cerimônia e homenagem ao diretor e ator Walter Máximo, falecido recentemente. Na sequência, às 20h, acontece a apresentação do espetáculo “Na Lona de Benjamim”, do Coletivo Cattappum!, de São Paulo-SP.
“Na Lona de Benjamim” é o novo espetáculo do Coletivo Catappum!, que refaz os passos do palhaço negro Benjamim de Oliveira. A obra é uma homenagem ao legado desse multiartista propagador do circo-teatro no começo do século XX, e aos artistas negros da época. Uma trupe de palhaçaria que viaja no tempo/espaço remendando histórias do passado em busca da herança de Benjamim encontra uma velha lona de circo, onde existe um morador desmemoriado que não lembra sobre a sua história, muito menos a de Benjamim. Com samba, músicas do congado mineiro, folias de reis, mágicas, números cômicos, teatro de revista, radionovela e melodrama, a trupe embarca nas memórias do circo-teatro brasileiro para combater o surto de desmemória aguda.
Neste ano, o JBC terá apresentações de nove espetáculos – cinco no palco do Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto e quatro peças de rua ou espaços alternativos – que totalizam 19 apresentações e mais 14 ações educativas, sendo 5 formativas e 9 reflexivas (entre oficinas, vivência e bate-papos).
Descentralização
As 10 regiões da cidade serão atendidas (HB, Cidade da Criança, Central, Schmitt, Vila Toninho, Pinheirinho, Talhado, CEU, Bosque e Represa). Ao todo, 14 espaços receberão ações e atrações: além do Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, que será o palco principal, haverá programação no Teatro Municipal Nelson Castro (1 formativa), Casa Nuvem (1 formativa), Casa de Cultura Dinorath do Valle (2 formativas), Nação Valquírias (1 formativa), além de praças e espaços alternativos em diversos bairros na mostra descentralizada.
Participam do JBC, nove grupos convidados, selecionados pela curadoria de Valmir Santos, com assistência curatorial de Graziela Delalibera, oriundos dos estados de São Paulo, Alagoas e Paraná. Os grupos que se apresentam reúnem, ao todo, 77 trabalhadores do setor cultural entre equipe artística, equipe técnica e transporte. Com a equipe técnica local e da Prefeitura, o número de trabalhadores diretos envolvidos passa de 100.
Primeiro evento
O JBC será o primeiro evento da Cultura promovido pela nova administração municipal 2025-2028, do prefeito Coronel Fábio Candido e do vice-prefeito Fábio Marcondes, sob gestão do Secretário Municipal de Cultura, Robson Nilson Vicente. Todas as atividades são gratuitas e as atrações foram pensadas para atender a todos os públicos, levando cultura e diversão às famílias de todas as áreas do município.
Acessibilidade
Outro ponto de destaque desta edição é a ampliação da acessibilidade, que estará presente em três sessões, por meio de libras e/ou audiodescrição. Haverá apresentações acontecendo todos os dias da semana e com sessões no período da manhã, tarde e noite, facilitando o acesso do público.
Devido ao pouco tempo entre a posse da nova gestão e a realização do festival, a organização optou por uma curadoria direta, fazendo a seleção dos espetáculos por meio de convite. Para o ano que vem, a Secretaria de Cultura retornará ao fluxo normal de seleção, com abertura de inscrições e inclusão de um maior número de grupos de teatro locais.
Espetáculos convidados
Neste ano, toda a programação nacional é composta por espetáculos convidados, que traduzem o melhor da produção teatral na vertente de humor e comédia no país. São eles: “Na Lona de Benjamim”, Coletivo Catappum! – São Paulo/SP; “Circomuns”, Circo Teatro Palombar –São Paulo/SP; “BOM DIA, GRUPO!”, Grupo Antropofocus – Curitiba/PR; “Vaivém”, Lola & Charlito – São Paulo/SP; “Tá pra Vencer” – direção geral: Naruna Costa, direção musical: Emicida e Texto: Jhonny Salaberg – São Paulo/SP; na Modalidade Palco, com todas as apresentações no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto. E ainda, mais quatro espetáculos na Modalidade Rua, que se apresentam nas outras nove regiões da cidade, são eles: “Sou Caipira, Ibirá, Borá”, Cia Artes das Águas – Ibirá-SP; “Gente”, Cênica- São José do Rio Preto-SP; “Cavaco e sua Pulga Adestrada”, Caravana Tapioca – São Paulo-SP e “ApalhassadaMuzikada”, Cia. Turma do Biribinha de Circo e Teatro – Arapiraca/AL.
Sobre o JBC
O Festival Janeiro Brasileiro da Comédia foi criado em 2003 para comemorar os 30 anos do Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto e, em 2025, completa 23 anos de história e 22 edições. Neste ano, a programação se divide entre seu palco de origem e as ruas e espaços alternativos das 10 regiões da cidade.
O JBC é um projeto composto por mostra de espetáculos nacionais do gênero comédia e atividades educativas como bate-papos, oficinas e vivência. Todas as atividades são gratuitas e acontecem de 21 a 30/1. O evento é realizado pela Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Cultura.
Ingressos
A distribuição dos ingressos para os espetáculos é gratuita e será por ordem de chegada, meia hora antes do início do espetáculo, no local. A distribuição de ingressos segue o mesmo modelo para todos os espetáculos, exceto para as apresentações de rua e espaços alternativos, que são abertas ao público, sem necessidade de retirada de ingressos. Toda a programação é gratuita, mas o público é convidado a doar 1kg de alimento não-perecível na entrada das apresentações que acontecem no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto. As doações serão encaminhadas ao Fundo Social de Solidariedade (FSS).
Ações Educativas
Em complemento às exibições que acontecem em palcos, praças ou espaços alternativos, esta 22ª edição do Janeiro Brasileiro da Comédia oferece uma série gratuita – aberta à população em geral mediante inscrição – de 14 ações educativas com eixos formativos e reflexivos voltados às linguagens do circo e do teatro.
São cinco atividades formativas nas modalidades oficina e vivência, contemplando abordagens de iniciação ou especialização e distribuídas entre quatro espaços da cidade.
Já as atividades reflexivas correspondem a nove bate-papos na sequência das apresentações. Um diálogo mediado entre públicos e criadores com vistas à recepção acerca do trabalho presenciado. As mediações serão do curador, Valmir Santos, e da assistente de curadoria, Graziela Delalibera.
As inscrições para ações educativas e formativas estão disponíveis clicando AQUI. Para a atividade formativa do dia 24 de janeiro, também será possível fazer inscrição no local 30 minutos antes. Confira a programação completa no Portal da Prefeitura, clicando AQUI.
Sem comentários