Sobre o autor

Paulo Becknetter, o Beck, é jornalista. Nos últimos anos, desempenhou a função de colunista de atualidades nos jornais “BOM DIA Rio Preto” (2007 a 2013) e “Diário da Região” (2013/14). Agora, oficialmente na web, o Blog do Beck afina sua vocação para a comunicação diária, alinhando informação digital e bom humor na medida ideal. Para mais posts, siga também @BlogDoBeck no Instagram.

beck@blogdobeck.com

Torneio na Expo Rio Preto SICREDI premia animais com maior produção de leite. Saiba quem foram os grandes vencedores…

Atualizado em 19 de setembro de 2024, 15:02h
A competição, que foi iniciada no último domingo (15), no Recinto de Exposições, mediu a resistência e eficiência das raças leiteiras. (Fotos: Divulgação)

A Etapa Leite da 61ª Expo Rio Preto SICREDI teve início no último domingo, dia 15, com um dos eventos mais tradicionais para os pecuaristas, o Torneio Leiteiro, que encerrou nesta quarta-feira, 18, quando foram realizadas as últimas ordenhas e a premiação das campeãs. Entre as Gir Leiteiras, na categoria VACA ADULTA, o animal Kaolin FIV do Rio Negro, do Expositor Francisco Helder Peixoto, da fazenda São Pedro, foi a grande campeã, com uma média de 74.010 quilos de leite, totalizando 222.030 quilos durante a competição.

Além do troféu, a fazenda também garantiu uma premiação em dinheiro de 15 mil reais.  Foram premiadas também as vacas Cleo FIV ACN, na categoria Fêmea Jovem até 36 meses, com média de 56.730 quilos, e Vaca Jovem de 36 a 48 meses, Malu FIV Estância K, com média de 58.226 quilos.

O torneio mediu a resistência e eficiência leiteira dos animais. “O concurso tem o papel de mostrar toda a capacidade produtiva e de valorização que uma vaca Gir Leiteiro pode alcançar. Além disso, os criadores conseguem comercializar embriões e bezerras desse animal, o que ajuda a movimentar os negócios”, afirma Gustavo Rodrigues, coordenador de exposições da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL).

A pontuação do torneio é baseada no peso total de leite produzido pela vaca ao longo dos dias de competição. Os animais são divididos em categorias conforme a idade: fêmea jovem, vaca jovem e vaca adulta.

Preparação

A preparação dos animais para o Torneio Leiteiro é um dos passos essenciais para garantir a maior capacidade de produção de leite. Nos pavilhões do Recinto, as vacas Gir Leiteiro têm à sua disposição climatizadores para proporcionar conforto térmico, além de tomarem banho constantemente para aliviar o calor característico da região de Rio Preto.

“Proporcionamos bem-estar aos animais para que eles possam atingir o ápice da produção, de acordo com a capacidade individual de cada vaca. O torneio é importante por valorizar as raças leiteiras”, diz o preparador de gado Aldo de Paula Sagio. A EXPO Rio Preto SICREDI é realizada pela Prefeitura de São José do Rio Preto, com correalização da Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto (ACIRP) e apoio do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, SEBRAE-SP e Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

A pontuação do torneio é baseada no peso total de leite produzido pela vaca ao longo dos dias de competição.

Posts que estão bombando...

Sem comentários

    Deixar uma resposta

    Paulo Becknetter, o Beck, é jornalista. Nos últimos anos, desempenhou a função de colunista de atualidades nos jornais "BOM DIA Rio Preto" (2007 a 2013) e "Diário da Região" (2013/14). Agora, oficialmente na web, o Blog do Beck afina sua vocação para a comunicação diária, alinhando informação digital e bom humor na medida ideal. Nas horas de faxina, tratar dos mesmos assuntos com Berenice Du Lar, a interina e eterna Garota da Laje de Ipanema. Aceita, brazeeel!

    beck@blogdobeck.com