Em ‘turnê’ pelo Sudeste Asiático e Oceania, o Papa Francisco voltou a polemizar nesta semana com uma crítica aos casais que optam por não terem filhos. Durante discurso na Indonésia, primeira parada de sua viagem, o pontífice disparou que a opção que muitos estão fazendo de terem bichos de estimação, e não crianças, “não é certo”.
“No seu país, as pessoas têm três, quatro ou cinco filhos, esse é um exemplo para todos os países, enquanto alguns preferem ter apenas um gato ou um cachorrinho. Isso não pode dar certo”, afirmou Francisco, em tom de brincadeira ao presidente indonésio, que caiu na gargalhada.
Nas redes sociais, a declaração do Papa abriu espaço para debates, sobre tudo entre indonésios, que possuem taxa de natalidade em declínio, algo que se nota, inclusive, no resto do mundo. De acordo com o Banco Mundial, a taxa caiu mais de 50% desde a década de 60.
Em um post que viralizou no país asiático, internautas teceram comentários do tipo: “O papa não sabe que muitas pessoas na Indonésia já estão decidindo não ter filhos”. “Em alguns anos, a Indonésia será como o Japão”. Outros associaram o alto custo de um filho nos dias de hoje em relação a gastos com os pets: “Porque você não precisa pagar a mensalidade dos cães até eles completarem 20 anos”.
E você, tem uma opinião formada sobre o assunto? Comente no post abaixo lá no Instagram…
Sem comentários