Qual a canção da sua vida? No livro “Essa é a nossa canção”, que será lançado nesta quarta-feira, dia 29, no Riopreto Shopping, 55 autores revelam suas músicas inesquecíveis, que marcaram todo tipo de acontecimento. São médicos, jornalistas, professores, advogados, empresários, donas de casa, aposentados, a maioria de Rio Preto mas também de Brasília, São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Catanduva, Olímpia, Tanabi, num total de 13 cidades diferentes.
A ideia do livro surgiu do pressuposto de que todo mundo tem uma música para chamar de sua, diz o editor do livro, o jornalista Edmilson Zanetti, da editora Ponto Z. “A canção que marcou ‘aquele’ momento é sempre especial na memória”.
No prefácio do livro, o jornalista e músico Fernando Marques concorda. “Cada participante desta coletânea de histórias de vida tem a música como colo: acolhedora, amiga, parceira e cúmplice de emoções que jamais serão esquecidas. E foi isso que cada autora ou autor conseguiu expressar, em formatos tão diferentes quantos são os estilos musicais”.
O médico e músico nas horas vagas Cacau Lopes completa: “A música nos leva à ‘sobrecoisa’ de Guimarães Rosa, à terceira margem, onde a vida se torna intensiva, um acontecimento que marca nosso corpo com significâncias para além do mundo raso”.
Para celebrar tudo isso, a noite de lançamento será literalmente musical, com a presença do músico Fernando Manivela e seu violão tocando e cantando a “playlist” do livro. E o microfone ficará aberto para cada autor ou autora que queira acompanhar. Assim como as histórias contadas nas páginas, a lista de canções e de compositores relembrados é bastante eclética: vai do erudito ao caipira, passando pelo rock, MPB, músicas de roda e até canções de ninar. Mas o rei Roberto Carlos é o campeão de citações – o que não chega a ser surpresa, já que inspirou o título da coletânea.
Com o lançamento de “Essa é a nossa canção”, a Editora Ponto Z completa 5 anos neste mês de maio, com 45 títulos já publicados. “Chegamos até aqui privilegiando autores regionais e, ao mesmo tempo, trazendo novos autores para agitar a cena cultural de Rio Preto”, diz Zanetti. Até o final deste ano, a editora lança mais seis títulos, sendo dois deles coletâneas. Roda e avisa.
Sem comentários