O Senac São José do Rio Preto sedia, nos dias 23 e 24 de fevereiro, a etapa regional do Festival Gastronômico Sabor de São Paulo 2024, evento que tem o objetivo de formatar, desenvolver e promover produtores e estabelecimentos gastronômicos, um dos setores que mais movimentam o turismo no estado.
Nesta edição do Programa de Valorização da Gastronomia Paulista, quatro rotas gastronômicas serão percorridas: Águas, Cultura e Negócios; Águas Sertanejas; Águas, Sabores e Saberes; Centro Paulista. Através delas, o público irá conhecer 15 produtores artesanais e restaurantes selecionados entre 32 cidades. Confira as rotas turísticos-gastronômicos e as cidades impactadas pelas atividades:
Águas, Cultura e Negócios – Olímpia, Icém, Uchoa, São José Do Rio Preto, Palestina, Nova Granada, Catanduva e Monte Aprazível.
Águas Sertanejas – Colômbia, Barretos, Guaíra, Guaraci, Jaborandi, Colina, Viradouro, Monte Azul Paulista, Tabapuã, Bebedouro e Pirangi.
Águas, Sabores e Saberes – Adolfo, Ibirá, Mendonça, Novo Horizonte, Sales, Ubarana.
Centro Paulista – Taquaritinga, Itápolis, Tabatinga, Boa Esperança Do Sul, Rincão, Araraquara e Américo Brasiliense.
Agende-se:
No dia 23, será realizado um workshop de capacitação profissional, destinado aos profissionais da área e integrantes das rotas gastronômicas, contando com aula-show do Chef Viko Tangoda, especialista em Food Design e padrinho desta etapa. O Chef é reconhecido nacionalmente por sua sofisticação gastronômica, versatilidade, criatividade, carisma e qualidade em servir. Hoje, Viko Tangoda comanda o Viko Gastronomia, na cidade de São Paulo.
O festival trará os pratos e quitutes mais emblemáticos destas quatro rotas, resgatando receitas tradicionais e adaptações que representam a culinária local. “Como representante da educação em diversas áreas, incluindo a gastronomia, o Senac São José do Rio Preto tem o imenso prazer de sediar mais uma vez o Sabor de São Paulo, reforçando nosso compromisso com o desenvolvimento, por meio de ações comprometidas com a responsabilidade social e o mundo do trabalho”, ressalta Murillo Michel, gerente do Senac São José do Rio Preto.
No sábado, dia 24, a partir das 11h, o Senac São José do Rio Preto abre as portas ao público para aproveitar as delícias da região a preços populares, com exposição de diversos produtos artesanais, restaurantes de destaque da culinária regional, além de shows musicais. “Essa é a oportunidade de recebermos a população para curtir momentos de descontração em torno das delícias da culinária, ao som de músicas que representam a cultura do interior.”, reforça Murillo.
Abaixo, a programação completa:
23/2 – Workshop de Capacitação Profissional Trilha do Conhecimento – Sabor de São Paulo – Etapa São José do Rio Preto;
9h – Recepção com Coffee Break;
9hh45 – Abertura da Capacitação – Senac dando boas-vindas a Trilha do Conhecimento Sabor de São Paulo;
10h – Sabor de São Paulo – O Programa “Sabor de São Paulo” – Christine Fuchs Grecco (Secretaria de Turismo e Viagens);
10h15 – Sabor, Saber e Empreender – Uma viagem pelo empreendedorismo na Gastronomia – Simone Haduo (Sebrae);
10h45 – Cultura alimentar: fortalecimento da gastronomia regional – Katly Souza – (Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo);
11h15 – Normas de Inspeção: novos enfoques do Serviço de Inspeção de São Paulo – SISP para os produtores artesanais – CIPOA/CDA – João Gustavo Loureiro (Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo);
12h – Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista – Feap – Daniel Miranda (Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo);
12h30 – Capacitação de mão de obra e PSG (Programa Senac de Gratuidade) – Edson Fernando da Costa e Patrícia Herrero do Nascimento (Senac);
13h – Almoço;
14h30 – Turismo de Experiência: O bem receber – Lutfi El Jamel Neto (Senac);
15h – Território do “Sabor de São Paulo” – Adriana Verdi – Apta (Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo);
15h30 – Crédito para inovação do seu Negócio – Gregory Andrade (Creditur – Secretaria de Turismo e Viagens);
16h – Turismo Rural: uma experiência gastronômica no campo – Márcio Langoni (Senar);
16h30 – Rodada de Negócios;
17h – Aula-show com o Chef Viko Tangoda.
24/2 – Feira Gastronômica, a partir das 11h
O evento é gratuito e a população terá a oportunidade de conhecer, saborear e adquirir os produtos locais, além de conferir shows ao vivo. Confira os produtores e os restaurantes convidados e algumas das suas especialidades:
Sorveteria do Nêgo – Monte Aprazível – Rota Turística Águas, Cultura e Negócios – Inaugurada em 1981, a clássica sorveteria é especializada em sorvetes produzidos com ingredientes naturais, sem conservantes e nem aromatizantes.
Cachaça Duas Vilas – Ibirá – Rota Turística Águas, Sabores e Saberes – O Engenho Sansão é responsável pela fabricação da Cachaça Duas Vilas e reúne bebidas artesanais que vão desde a cachaça prata destilada em tonéis de inox, até as envelhecidas em madeiras como umburana, jequitibá, carvalho e castanheira.
Bonani Beer – Novo Horizonte – Rota Turística Águas, Sabores e Saberes – Especializado em pizzas e esfihas, destaque para a esfiha de filé ao alho, feita com tiras de mignon refogado na planteiga (“manteiga” elaborada na região, pela Vateli, com palmito pupunha e castanha de caju) e requeijão cremoso. Entre as pizzas, a mais famosa é a Mafiosa, com muçarela, calabresa moída, berinjela com uva-passa, cebola e tomate.
Porcada do Catanho – Catanduva – Rota Turística Águas, Cultura e Negócios – O lugar que funciona desde 1957 ainda mantém a atmosfera de armazém-bar que serve petiscos elaborados com carne suína, destaque para a costelinha, e linguiça ardida e o Pirulito de pancetta que leva fatia de porco defumado enrolada e espetada em palito de churrasco, com molho de goiabada e pimenta dedo-de-moça.
Jamones Salamanca – Catanduva – Rota Turística Águas, Cultura e Negócios – O frigorífico que funciona desde 1968 e tem como especialidades o jamón serrano, o presunto curado tipicamente espanhol, a copa curada e do salame cantimpalo, ambos com um toque de páprica espanhola.
Cachaça Calabura – Araraquara – Rota Turística Centro Paulista – Desde 2003, o alambique produz uma seleção de cachaças artesanais, entre elas a cachaça prata, repousada por três anos em tonéis de jequitibá, além de uma linha que reúne bebidas envelhecidas em carvalho por cinco e sete anos. Há cachaças saborizadas com abacaxi, jabuticaba, mel e banana, entre outras.
Café Empório Santo Antônio – Pirangi – Rota Turística Águas Sertanejas –Fundado há 13 anos, o destaque é a combinação de doce de leite e leite vaporizado com café e canela. O Pastel da Rodoviária, recheado com carne, atrai os saudosistas em busca do sabor autêntico.
Doces Ralston – Bebedouro – Rota Turística Águas Sertanejas – Fundada em 1996, a empresa produz doces em barra e em versões cremosas a partir da plantação familiar de goiabas e usa a fruta, além de banana, abóbora e morango.
Cervejaria Nevada – Bebedouro – Rota Turística Águas Sertanejas – Produz 300 litros de cerveja por mês, somando 29 títulos em campeonatos, operando com oito torneiras de sabores diferentes. Destaque para a Berliner Weisse Goiaba e Hibisco.
Sr. Cervejeiro – Bebedouro – Rota Turística Águas Sertanejas – Possui uma extensa carta de drinques, como chopp, gin e xarope de frutas amarelas. Um dos destaques é o Santa Laranja, chopp de laranja sempre servido com um docinho feito com a fruta. As bebidas são servidas acompanhadas de delícias a partir da casca e da polpa branca da laranja, além de geleias e brigadeiros.
Delícias Caseiras Maria José – Colina – Rota Turística Águas Sertanejas –Há 24 anos em funcionamento, o cardápio reúne esfihas de carne e de coalhada, coxinha de frango, biscoitos e sequilhos.
Costela Barbecue Steak House by Chef Priscila Araújo – Barretos – Rota Turística Águas Sertanejas – O restaurante oferece churrasco americano com o toque do interior paulista, utilizando ervas e temperos que dão mais sabor à costelinha, carro-chefe do cardápio.
Rebuá Charcutaria – Tabapuã – Rota Turística Águas Sertanejas – Os destaques da charcutaria são os seis sabores de linguiça, sendo a mais famosa a de goiabada com queijo coalho. Produz também mantas de gorgonzola, chimichurri, bacon e muçarela, além da copa lombo e lombo com casca picante.
Mavit – Nova Granada – Rota Turística Águas, Cultura e Negócios – Os laticínios seguem a linha autoral, como o queijo Onda Branca, macio e de sabor amanteigado, e o Pérola Negra, uma versão mais suave do parmesão, revestido com capa preta e com um ano de maturação.
Doces Caseiros Noêmia – São José do Rio Preto – Rota Turística Águas, Cultura e Negócios – Fundada em 1972, a fábrica familiar fica localizada em subdistrito de São José do Rio Preto e se destaca pela produção artesanal de goiabada, doce de leite, abacaxi cristalizado, cocada, entre outros. Todos os doces são feitos com insumos locais. Em 2010, a doceria passou a produzir laticínios como ricota, queijo Minas Padrão, Minas Frescal, Frescal Temperado e Patê de Ricota.
Sem comentários