Envolvendo mais de três mil animais em uma edição histórica, a 60ª EXPO Rio Preto, que será realizada nos períodos de 27 de setembro a 1 de outubro e de 11 a 15 de outubro, no Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto, será palco da 1ª Exposição Estadual do Núcleo de Pônei Brasileiro, evento que marca a retomada da criação desta raça equina no cenário paulista.
A tarefa de fomentar e potencializar o Pônei Brasileiro no estado de São Paulo foi assumida pelo Núcleo Paulista do Pônei Brasileiro (NPPB), criado em 2021 e integrante da Associação Brasileira dos Criadores de Pônei (ABCC Pônei).
“Como o núcleo surgiu durante a pandemia, estamos começando agora a realização de eventos para divulgação da raça pelo estado”, explica Luiz Roberto da Silva Júnior, vice-presidente do NPPB. “Temos excelentes referências da EXPO Rio Preto, um evento bem organizado e que mobiliza um grande público. Nossas expectativas são as melhores. É a primeira vez que levamos o Pônei Brasileiro para essa região”, completa.
A 1ª Exposição Estadual do Núcleo de Pônei Brasileiro terá a participação de aproximadamente 100 animais de 10 criadores da raça. Apesar de ser um núcleo paulista, haverá participação de expositores de Minas Gerais, Santa Catarina e Rio de Janeiro, além de São Paulo.
Os pôneis vão passar pela pista de julgamento da EXPO Rio Preto nos dias 29 e 30 de setembro, sendo avaliados pelo aspecto morfológico, que revela uma carga genética apurada. “Os animais que estão sendo levados para Rio Preto têm alto valor genético, sendo os melhores em termos de seleção de raça”, afirma o vice-presidente do NPPB.
Pet rural
No mercado, o Pônei Brasileiro é destinado à iniciação de crianças na equitação, além de ser usado na tração leve. É um equino ágil, de bom temperamento, dócil, com proporções equilibradas entre a altura da cernelha e o comprimento do corpo. “É um animal que serve de companhia para criança como um pet. A procura maior pelo Pônei Brasileiro hoje é nesse sentido”, conta o vice-presidente do NPPB.
Atualmente, São Paulo é o terceiro estado com mais criadores de Pônei Brasil e o trabalho da NPPB visa justamente subir nesse ranking, ampliando o número de criadores e apurando o valor genético da raça.
A EXPO Rio Preto 2023
A EXPO Rio Preto, maior feira agropecuária do estado de São Paulo em número de animais expostos, chega a sua 60ª edição, nos períodos de 27 de setembro a 1 de outubro e de 11 a 15 de outubro, com um formato inovador e cheio de novas atrações.
Além de tradicionais exposições e julgamentos de raças, leilões, feira de negócios e entretenimento para toda a família, a edição comemorativa vai sediar o inédito Intertech Agro, uma correalização da ACIRP e Verum Eventos com apoio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo. Trata-se de uma série de iniciativas que visam ativar e fortalecer diversas cadeias produtivas, promovendo inovação, engajamento e conexão entre todos os elos do ecossistema agro.
A EXPO Rio Preto vai receber mais de três mil animais de diferentes estados e regiões e abrigar a 20ª ExpoSind Brasil – Exposição Nacional da Raça Sindi, a 3º FENOVI – Feira Noroeste Paulista de Ovinos, a 16ª Exposição Nacional das Raças Dorper e White Dorper, a 1ª Exposição Estadual do Núcleo de Pônei Brasileiro, além de julgamentos de raças, Torneio Leiteiro Láctea Noroeste, cavalo Mangalarga e leilões de gado de corte e ovinos.
A EXPO Rio Preto é realizada pela Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, com correalização da Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto (ACIRP) e apoio do Ministério de Agricultura e Pecuária (MAPA) e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo e Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, SEBRAE-SP e Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).
Sem comentários