Sobre o autor

Paulo Becknetter, o Beck, é jornalista. Nos últimos anos, desempenhou a função de colunista de atualidades nos jornais “BOM DIA Rio Preto” (2007 a 2013) e “Diário da Região” (2013/14). Agora, oficialmente na web, o Blog do Beck afina sua vocação para a comunicação diária, alinhando informação digital e bom humor na medida ideal. Para mais posts, siga também @BlogDoBeck no Instagram.

beck@blogdobeck.com

16ª Mostra Senac de Artes Cênicas dá um mergulho no universo da interpretação

Atualizado em 28 de junho de 2023, 16:47h

Espetáculo Teatral “Sabiás do Sertão”. (Fotos: Divulgação)

Respeitável público! De 28 a 30 de junho, o Senac São José do Rio Preto apresenta a 16ª Mostra Senac de Artes Cênicas. O evento gratuito abre as cortinas para oferecer uma imersão à atmosfera teatral, através montagens, exercícios cênicos e experimentações produzidas pelos alunos do curso Técnico em Teatro e convidados. O público terá a oportunidade de vivenciar uma experiência artística completa, através de peças teatrais, intervenções, obras de artes visuais, cena que retrata o estilo melo dramático das radionovelas da década de 50, teatro musical, roda de conversas, entre outras atrações.

 

O objetivo do evento é apresentar e aproximar as pessoas das atividades ligadas às artes cênicas, demostrando o leque de possibilidades de trabalho que a profissão artística oferece. Para quem sonha em seguir carreira nessa área, o evento será um rico aprendizado e, para o público em geral, um bom divertimento.

 

“A 16ª Mostra Senac de Artes Cênicas tem uma grande importância e significado para os alunos exercerem o oficio e ajudarem a estimular as pessoas a criarem o hábito de ir ao teatro. Além disso, ela oferece uma grande oportunidade do público ter o conhecimento que o Senac São José do Rio  Preto oferta a profissionalização através de curso técnico, onde o aluno já sai com o registro, apto a exercer o trabalho”, diz Bha Prince, docente do curso Técnico em Teatro.

 

Cena de “Histórias Encaixotadas”.

 

Confira a programação completa:

 

Histórias Encaixotadas – Teatro Lambe Lambe – Guerra Tupi – Varanda Teatro de São José do Rio Preto – Dia 28/06: das 10 às 12 horas; Dia 29/06: das 13h30 às 15h30; Dia 30/06: das 19 às 21 horas. Local: Hall do Auditório e Biblioteca. Classificação: Livre. Sem necessidade de inscrição.

 

Sobre a intervenção artística: Nas [Histórias Encaixotadas] da Varanda Teatro, duas obras de artes visuais se fazem cenário para peças breves. Suas figuras ganham movimentos, desejos e hesitações. Suas cores e linhas se avivam e se movem, em consonância com uma trilha sonora que ambienta cada história. Quais narrativas estariam contidas entre as linhas do intenso círculo amarelo-sol do Abaporu, de Tarsila do Amaral? Com quais pesadelos Pablo Picasso debateu-se nos tempos da Guerra Civil Espanhola para que seus pincéis traçassem as formas distorcidas da Guernica? Para fabular as dramaturgias, a Varanda Teatro observou detalhes e vibrações de cada tela, destacando seus elementos para criar destinos improváveis. Um elemento visual simples, como a cor, cresce de dimensão e expande-se em um microuniverso onírico. A cada sessão, a companhia cria uma experiência de imersão em que, na fugacidade do tempo, cintila uma de tantas vidas possíveis sugeridas pelas obras.

 

Intervenção Artística: Bloco da Resistência “Que zum, zum, zum é esse?”

 

Pelos ex-alunos do Técnico em Teatro do Senac São José do Rio Preto – CIA OKE; Dia 28/06: das 15h15 às 16h15 e 21 às 22 horas; Local: Pátio do Senac São José do Rio Preto; Classificação: Não recomendado para menores de 10 anos; Sem necessidade de inscrição.

 

Sobre a intervenção artística: Que zumzumzum é esse que estamos ouvindo? Será um bloco de carnaval, fora de época, atrapalhando o silêncio? Bloco da Resistência é uma intervenção itinerante na qual um grupo de artistas, resistindo por existir, festeja cantando paródias das marchinhas de carnaval mais conhecidas, e problemáticas, desconstruindo, assim, valores ultrapassados e exigindo respeito pela existência de cada um. As novas marchinhas embalam os depoimentos de porque cada artista resiste, dando voz, espaço e forma às existências e resistências do público em geral.

 

Exercício Cênico – Coração Materno – Pelos alunos do curso Técnico em Teatro do Senac São José do Rio Preto; Dia 29/06: das 15h às 15h30; Local: Hall do Auditório do Senac São José do Rio Preto. Classificação: Livre. Sem necessidade de inscrição.

 

Sobre o exercício cênico: A cena apresenta o último dia de gravação da radionovela “Coração Materno”, em seu episódio final, onde reviravoltas trágicas no desfecho da história trazem revelações bombásticas em cena e no elenco. Este exercício cênico faz parte do desenvolvimento das unidades curriculares: realizar improvisação teatral, utilizar a expressividade do corpo em cena e utilizar a expressividade da voz em cena que fazem parte do curso Técnico em Teatro do Senac São José do  Rio Preto.

 

Exercício Cênico – Mostra de Cenas Curtas – Pelos alunos do curso Técnico em Teatro. Dia 29/06: das 21 às 21h30. Local: Hall do Auditório do Senac São José do Rio Preto. Classificação: Livre. Sem necessidade de inscrição.

 

Sobre o exercício cênico: Essa sequência de cenas curtas explora situações ordinárias: uma mulher que escreve cartas para ganhar a vida, dois casais que tem a relação atravessada por um vestido, um jantar romântico em um restaurante asiático, um grupo de pessoas aguardando sua sessão de terapia, duas adolescentes decidindo se prostituir, onde cada situação revela a fragilidade, a sensibilidade e o ridículo da experiência humana. Este exercício cênico faz parte do desenvolvimento das unidades curriculares: realizar improvisação teatral, utilizar a expressividade do corpo em cena e utilizar a expressividade da voz em cena que fazem parte do curso Técnico em Teatro do Senac São José do Rio Preto.

 

Roda de Conversa: Origem e disseminação do teatro lambe-lambe Mediador: Guilherme Hernandes e João Darte | Varanda Teatro – Dia 30/06: das 13h30 às 15 horas. Local: Auditório do Senac São José do Rio Preto. Classificação: Livre. Inscrições AQUI.

 

Sobre a roda de conversa: Através da exibição de fotografias e vídeo relato de Denise di Santos, criadora do estilo Teatro lambe-lambe ao lado de Ismine Lima, os mediadores João Darte e Guilherme Hernandes irão abordar o surgimento e discorrer sobre a disseminação do Teatro Lambe-lambe pelo Brasil e pelo mundo.

 

Espetáculo Teatral “Sabiás do Sertão” Cia. Cênica – Rio Preto. Local: Pátio do Senac. Dia 30/06: das 21 às 22 horas. Classificação: Livre. Sem necessidade de inscrição.

 

Sobre o espetáculo teatral: O ambiente circense é o pano de fundo para o desenrolar do enredo de Sabiás do Sertão – Teatro musical brasileiro em um ato, uma chegança e uma andança, espetáculo do coletivo teatral Cênica inspirado na história da memorável dupla musical de sertanejo raiz, Cascatinha & Inhana, formada por Francisco dos Santos e Ana Eufrosina da Silva.

 

Francisco, músico de picadeiro, se encanta por Ana, moça que possui uma bela voz, mas que já é comprometida. Munido de suas habilidades musicais, Chico convence a amada a juntar-se à dupla que mantinha com Natalício – ou “Chope”. Entretanto, a presença da nova companheira desagrada seu antigo parceiro de picadeiro. As canções que compõem o repertório da dupla – imortalizadas pelo imaginário popular – configuram-se como mais um elemento narrativo e são interpretadas pelo elenco.

Posts que estão bombando...

Sem comentários

    Deixar uma resposta

    Paulo Becknetter, o Beck, é jornalista. Nos últimos anos, desempenhou a função de colunista de atualidades nos jornais "BOM DIA Rio Preto" (2007 a 2013) e "Diário da Região" (2013/14). Agora, oficialmente na web, o Blog do Beck afina sua vocação para a comunicação diária, alinhando informação digital e bom humor na medida ideal. Nas horas de faxina, tratar dos mesmos assuntos com Berenice Du Lar, a interina e eterna Garota da Laje de Ipanema. Aceita, brazeeel!

    beck@blogdobeck.com