São muitos papéis a serem exercidos diariamente pelas mães: mulher, companheira, profissional, funcionária, dona de casa e vários outros. Muitas vezes, somados, a carga mental pesa e a saúde mental e física aponta que precisamos parar nos cuidar.
Não falar sobre isso pode ocasionar problemas que são capazes de prejudicar o vínculo mãe-bebê, mãe-filho, causar depressão, estresse, síndromes, entre outras situações. Estudos apontam que cerca de 85% das mulheres não recebem os devidos cuidados após se tornarem mães, o que prejudica muito sua saúde mental, autoestima e autoconfiança.
Diante disso, em homenagem ao Dia das Mães, o Aldeia Materna de maio traz rodas de conversa, workshop e momentos importantes de reflexão e celebração, neste sábado, dia 13, a partir das 14h, no Riopreto Shopping. “A Mãe é o foco deste encontro. A Mãe merece respeito, atenção e visibilidade. Uma programação pensada de mãe pra mãe”, comenta Bruna Bârbosa, produtora do Aldeia Materna.
O espaço para receber este encontro especial de Dia das Mães foi pensado pelas arquitetas e designers Beatriz Alvarez e Débora Bitencourt. Com móveis entrelaçados da Stegani Design, o espaço foi pensado para parecer uma varanda, que convida à conversa: um lugar para acolher, ouvir e ser ouvida. Até um balanço está sendo construído especialmente para o evento para que possa abraçar também os filhos das participantes.
Um outro ponto sensível e que mais uma vez dá visibilidade às mães são os objetos de decoração que vão ambientar o espaço para receber esta Aldeia: todos foram feitos manualmente por mães que sustentam seu lar. E não é só isso, a celebração deste dia merece uma memória e as mães presentes vão poder tirar fotos em um espaço instagramável cheio de referências brasileiras, que remetem à Mãe Terra.
Programação:
14h- Roda de conversa sobre saúde mental materna com a Dra. Marcela Hammoud, Médica Psiquiatra e Terapeuta Comportamental e Andreia Baioccato, Fisioterapeuta e Instrutora em Mindfulness e Compaixão; Gabriella Fonseca, Nutricionista. Somos potência. Mas, precisamos nos cuidar.
15h30 – O Resgate da Mulher – Quando a maternidade chega, a mulher muda em vários aspectos, inclusive em como se veste. Thais Salgado @thais.resolva, que é consultora de imagem e visagista pelo Resolva Meu Look e mãe, fala sobre estilos e dá dicas de como a mulher pode se reencontrar depois da maternidade.
16h30 – Workshop de Automaquiagem com Mel Braga, @melbraga da @alicesalazarstore.riopreto – A maquiagem é uma grande ferramenta para que a mulher/mãe se reencontre.
17h30 – Roda de conversa com tentantes – Com a Dra. Thais Vitti @drathais.vitti, Médica Ginecologista e Obstetra e Especialista em Reprodução Humana e Roberta Grangel @psicologa.robertagrangel, Psicologa e Terapeuta Materno-infantil. A dor da espera na infertilidade pode gerar um sentimento de incapacidade e fracasso. Essa mulher deve ser acolhida.
O evento contará ainda com rRecreação infantil para nossos filhos com a Ninja Recreação Rio Preto e espaço acolhedor das arquitetas Débora Bitencourt @arq_deborabitencourt e Beatriz Alvarez. E o melhor: tudo de graça!
Sem comentários