Alerta gatilho: a história é pesada, densa e gera náuseas! “Garotos de Bem” (La Scuola Cattolica), em cartaz na Netflix, é um daqueles filmes que nos fazem gritar no sofá de raiva e desespero. Mas também nos ajudam a refletir sobre os vários e intrigantes aspectos psicológicos do ser humano – se é que assim podemos chamar os três protagonistas do drama.
Embora se passe na Itália dos anos 1970, o enredo – baseado em fatos reais – não poderia se mais atual: um grupo de estudantes de um colégio católico, todos aparentemente provenientes de famílias estruturadas e com boas condições financeiras, vão revelando suas verdadeiras e assustadoras personalidades à medida que a história vai acontecendo.
Sim, o teor das revelações e conclusões são absolutamente dolorosas e sérias. Portanto, não espere condescendência nem alívios. O extrato social e cultural que serve de pano de fundo para contar a história, que ficou mundialmente conhecida como o “Massacre de Circeo, não poderia, como já dito aqui, ser mais contemporâneo e contundente.
Envolvida em uma camada de ingenuidade que quase convence ao primeiro olhar, a saga e seu desfecho são muito mais intensos do que espera o telespectador. Dito isso, qualquer outra observação pode virar spoiler. Portanto, apenas favorite esta dica e não deixe de ver “Garotos de Bem”. Abaixo, o trailer…
Sem comentários