Olha só que notícia mais aconchegante que chega da terra da Vó Betinha: cerca de 60 empresas no Reino Unido decidiram testar a adoção de quatro dias úteis de trabalho em vez dos habituais cinco. O projeto foi anunciado como “a maior redução de jornada de trabalho do mundo” e beneficia 3 mil funcionários, que manterão seus salários e renda mesmo trabalhando menos.
Os testes, que já começaram por lá, é uma iniciativa da 4 Day Week Global, grupo que criou a proposta com o objetivo de que os funcionários envolvidos possam oferecer melhores resultados no ambiente de trabalho, além de poderem passar mais tempo com os familiares.
“Todas as empresas participantes contarão com um período de seis meses para coletarem dados e avaliarem se a redução de dias traz resultados satisfatórios. O trabalhador beneficiado também poderia aproveitar a ‘folga’ para se dedicar ao voluntariado ou aprender uma nova habilidade”, sugere Louis Bloomsfield, funcionário da cervejaria Pressure Drops, uma das empresas que testará a novidade.
Além do Reino Unido, outros países como Espanha, Islândia, Estados Unidos e Canadá já realizaram testes semelhantes. Austrália e Nova Zelândia devem passar pelo mesmo processo em agosto. Sim, é claro que a gente também quer essa tendência no Brasil…
Sem comentários