Instagram BLOQUEADO na Rússia! A partir desta segunda (14), cerca de 80 milhões de usuários da rede social não têm mais acesso às suas contas. A medida é uma resposta do presidente Vladimir Putin contra a Meta, empresa que controla o Instagram e o Facebook.
A treta entre Meta e Putin teve início na semana passada, quando o governo russo acusou a empresa de afrouxar suas regras e permitir mensagens de ódio direcionadas ao governo russo.
A Meta informou que a mudança é temporária e tem base em sua política de discurso de ódio. A empresa de Zuckerberg também passou a permitir que usuários em alguns países defendam atos de violência contra russos no contexto da guerra na Ucrânia.
Adam Mosseri, diretor do Instagram, criticou a medida russa. “Essa decisão cortará 80 milhões na Rússia uns dos outros e do resto do mundo, já que cerca de 80% das pessoas na Rússia seguem uma conta do Instagram fora de seu país. Isto está errado”, afirmou.
A decisão do governo Putin também tem sido amplamente criticada por ‘influencers russos’. No Twitter, por exemplo, centenas têm comparado a medida a uma demissão do emprego. “Este é o meu trabalho. Imagine que você foi demitido do trabalho e não está recebendo nenhuma renda”, desabafou em uma live a blogueira Karina Nigay, que publica conteúdo sobre moda.
Quanto ao cenário econômico, o bloqueio do Instagram na Rússia é igualmente péssimo para a Meta, que deve contabilizar grandes prejuízos publicitários, uma vez que o país governado por Putin é quinto maior mercado para o Instagram no mundo, atrás apenas de Estados Unidos, Índia, Brasil e Indonésia.
Sem comentários