Do livro para o teatro e do teatro para o cinema. Foi assim o processo de adaptação do “Miguilim Mutum – O Filme”, uma coprodução da Companhia Azul Celeste e da Filmme Conteúdo. A estreia nacional será nesta quarta (16), na Sala Sesc de Cinema, às 20h.
Coproduzido pela Companhia Azul Celeste e pela Filmme Conteúdo, o filme tem direção de Jorge Vermelho e Linaldo Telles, montagem de Claudio Roberto Santos e no elenco os atores Henrique Nerys e Luis Andrade. Com 76 minutos de duração, a produção é inspirada no universo de Guimarães Rosa, revelando, aos poucos, a trajetória de um menino rumo ao aprendizado.
Na tentativa de resgatar sua cachorra Pingo de Ouro, o garoto se lança na estrada e, protegido por São Miguel Arcanjo, vai descobrindo as delícias e as desventuras do crescer e do aprender. Nessa travessia, o menino Miguel, apelidado Miguilim, transforma-se interiormente, descobre sua miopia e se abre ao novo.
“Miguilim Mutum” marca a estreia da Companhia Azul Celeste no universo da sétima arte. “Essa nova experiência, investigando a linguagem do cinema, agrega outros valores ao trabalho e à nossa trajetória, criando outras possibilidades expressivas em tempos de pandemia”, pontua o diretor da Azul Celeste, Jorge Vermelho.
O diálogo com esta obra já tinha sido vivenciado em 2018 com uma adaptação para o teatro. Para transverter este projeto para o audiovisual, a Companhia contou com a experiência da Filmme Conteúdo. “Foram 19 horas de captação. Um recorde de tempo que só conseguimos por conta da dedicação extrema de toda a equipe. É sempre muito fácil e prazeroso trabalhar com Jorge Vermelho. Ele vem com a cena pronta, é só rodar e se deleitar com o resultado”, destaca Cinthya Whitacker, diretora executiva da produtora.
A exibição tem bilheteria gratuita, classificação livre e os ingressos devem ser retirados com 30 minutos de antecedência. Após a exibição haverá bate-papo com integrantes da equipe sobre o processo criativo e os bastidores do set de filmagem. O Sesc Rio Preto fica na avenida Francisco Chagas, 1333.
Sem comentários