O nome do jogador de vôlei Maurício Souza, ponteiro do Minas Tênis Clube, está no epicentro de uma polêmica daquelas. Na tarde desta terça (26), o clube decidiu afastar o atleta do elenco de sua equipe masculina.
Motivo? Em uma postagem publicada no Instagram, Maurício alerta seus seguidores para a notícia de que o novo Superman dos quadrinhos será bissexual. “A é só um desenho, não é nada demais. Vai nessa que vai ver onde vamos parar…”, escreveu o jogador na legenda.
Desde então, a diretoria do Minas estaria discutindo internamente se o post do jogador (reproduzido abaixo) fere a legislação contra homofobia ou se encaixa no direito à liberdade de expressão.
View this post on Instagram
Em um outro post, também compartilhado no Instagram, o jogador fez menção a uma notícia de que a TV Globo usará pronome neutro em sua nova novela das 19h. “O céu e limite se deixarmos! Está chegando a hora dos silenciosos gritarem”, escreveu.
View this post on Instagram
A decisão de afastar Maurício do elenco, entretanto, não teria agradado o restante do time. Segundo o jornalista Demétrio Vecchioli, do UOL, o levantador e capitão do Minas Tênis Clube, William Arjona, apresentou uma carta à diretoria defendendo o direito à “liberdade de expressão” do colega e pontuando que, “se o central for demitido, eles não continuam na equipe”.
Enquanto time e diretoria debatem a situação, inúmeros atletas, como a rio-pretense Carol Gattaz, além dos principais patrocinadores do Minas (Fiat e Gerdau), reagiram à polêmica nas redes sociais.
Estamos acompanhando atentamente as declarações do atleta Maurício Souza, jogador do time de vôlei masculino do Fiat/Gerdau/Minas. Repudiamos qualquer tipo de manifestação de cunho preconceituoso ou homofóbico. pic.twitter.com/trq8sq9ZLo
— Gerdau (@gerdau) October 26, 2021
Estamos atentos aos últimos acontecimentos envolvendo o time de vôlei Fiat Minas Gerdau e o jogador Maurício Souza, e portanto, cobrando as medidas cabíveis, de acordo com o nosso posicionamento inegociável diante do respeito à diversidade e à inclusão. pic.twitter.com/GDiAGama2u
— Fiat Automóveis (@FiatBR) October 26, 2021
View this post on Instagram
Seguimos…
Sem comentários