O paratleta Claudiney Batista dos Santos, representante de Rio Preto, conquistou na noite deste domingo (29) o ouro no lançamento de disco nos Jogos Paralímpicos de Tóquio. Com um lançamento de 45m59, ele quebrou o recorde paralímpico e repetiu o feito da Rio-2016, quando também chegou ao lugar mais alto do pódio. Claudiney ainda tem uma medalha de prata da modalidade, conquistada nos Jogos de Londres em 2012.
Em entrevista a um canal esportivo, ele afirmou: “Estava muito bem preparado e deu certo, sou bicampeão paralímpico. Estou muito feliz. Todo o trabalho desses 5 anos foi coroado. É algo ímpar!”
Competindo na classe F56, Claudiney detém o recorde mundial da modalidade, com 46,68 metros, e tem outras conquistas na carreira, como a medalha de ouro no Mundial Dubai 2019. Nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019 (Peru), ele foi ouro no lançamento de disco e prata no lançamento de peso. Já no Parapan-Americano de 2011, em Guadalajara (México), foi ouro no arremesso de disco e no lançamento de dardo e prata no arremesso de peso.
A classe F56 abrange atletas com sequelas de poliomielite, lesão medular e amputação. O paratleta representante de Rio Preto precisou amputar a perna esquerda em 2005, depois de sofrer um acidente de moto.
Sem comentários