Após vazamento de vídeo íntimo, o que ocorreu na última sexta-feira (13), Dom Tomé Ferreira renunciou ao posto de bispo de Rio Preto. A carta-renúncia do religioso foi aceita pelo Papa Francisco e a informação já consta no site da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Com a renúncia de Dom Tomé, quem assume interinamente a Diocese de Rio Preto é Dom Moacir Silva, arcebispo de Ribeirão Preto. Mais cedo, na manhã desta quarta (18), ele converso com com a Rádio Interativa, veículo de comunicação do Bispado rio-pretense, anunciando oficialmente a mudança:
“Caríssimos fiéis da Diocese de São José do Rio Preto. Neste 18 de agosto de 2021, a nunciatura apostólica no Brasil comunica que o Santo Padre, o Papa Francisco, aceitou o pedido de renúncia ao cargo de bispo diocesano de São José do Rio Preto apresentado pelo excelentíssimo senhor dom Tomé Ferreira da Silva. E no mesmo ato, nomeou a administrador apostólico vacante dom Moacir Silva, arcebispo metropolitano de Ribeirão Preto. Portanto, a partir de hoje dom Tomé de torna bispo de Rio Preto. E eu, até a chegada do novo bispo, estarei à frente dessa diocese. Grande abraço a todos. Peço sua oração por dom Tomé e também por mim”, disse Dom Moacir.
Em tempo: com a renúncia oficializada, Dom Tomé, que tem 60 anos, mantém título e salário pagos pela Igreja Católica. Funciona como uma aposentadoria. Caso não renunciasse, o religiosos ficaria sujeito a investigação do Vaticano, podendo assim, perder as atuais prerrogativas e benefícios.
Sem comentários