Daí que o BRASIL segue PASSADO com a notícia de que 26 mil doses de vacinas vencidas da #Astrazeneca foram aplicadas em diversas cidades do país, especialmente em Belém (PA) e Maringá (PR), além de outras 114 mil distribuídas com data de validade expirada.
As informações estarrecedoras foram divulgadas com exclusividade, nesta sexta (2), pela “Folha de S. Paulo”, que fez o alerta e acrescentou que os “Estados e municípios dizem que os dados do Ministério da Saúde estão errados”. A matéria informa ainda que o Governo de São Paulo confirmou cerca de 4 mil doses vencidas aplicadas no Estado.
Em Rio Preto, após a repercussão da notícia, a Secretaria Municipal de Saúde enviou nota comunicando que não houve uso de lote de vacina vencido na cidade.
“Todas as doses distribuídas aos postos de vacinação são rigorosamente controladas quanto a prazo de validade, temperatura de armazenamento e demais cuidados indicados durante toda fase do processo. A Saúde informa que a inclusão dos lotes suspeitos nos registros de unidades Rio Preto pode ter ocorrido por erros de digitação no momento do registro da vacinação no sistema da Secretaria de Saúde do Estado”.
Ainda de acordo com a nota da prefeitura de Rio Preto, os lotes são pré-configurados e aparecem para seleção do digitador mesmo após vencidos. Dessa forma os digitadores podem eventualmente selecionar o lote errado e incluí-lo no sistema. Permanentemente nossas equipes checam os dados para necessárias correções.
Sem comentários