A Prefeitura de Rio Preto emitiu 16 novos documentos nesta quarta (16), instituindo ‘lockdown noturno’ no município. Trocando por miúdos, o recado contido no calhamaço de anexos, protocolos e decretos é um só: ‘Não te faz de doido e fica em casa depois das 18h’ (com licença poética do editor do blog).
As novas regras decretadas pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus na cidade começam a valer nesta quinta (17) e seguem até o dia 1° de Julho. Em resumo, o prefeito Edinho Araújo disse que as novas e categóricas regras devem ser obedecidas urgentemente, sobretudo por conta do quadro crítico que se estabeleceu novamente em Rio Preto.
“O quadro voltou a ser crítico e exige ações imediatas e responsáveis. Hoje, segundo nosso comitê de enfrentamento à pandemia, a alta taxa de transmissão do vírus se dá pela aglomeração em bares, comemorações e pelas incontáveis festas clandestinas, enfatizou o prefeito.
Abaixo, os principais pontos que você precisa incorporar neste novo período:
Atividades em geral ficam fechadas das 18h às 6h. Venda de bebidas alcoólicas ficam proibidas a partir das 18h, bem como o transporte (delivery) das mesmas.
O ‘toque de recolher’ deve ser estritamente observado a partir das 19h até às 5h, inclusive em condomínios, clubes, áreas residenciais e sacadas efusivas.
Trabalhadores de ‘serviços permitidos’ e pessoas em busca de tratamento de saúde podem circular fora desses horários mediante justificativas documentadas.
Supermercados, shoppings e postos de combustíveis podem funcionar até às 18h, inclusive nos finais de semana.
Funcionamento de bares e restaurantes também foi limitado até às 18h, após este horário, apenas delivery dos mesmos.
Lojas de conveniência automatizadas e hotéis podem manter o funcionamento 24h, exceto o serviço de alimentação nesses ambientes, que deve obedecer ao horário do lockdown.
Atividades de ensino infantil e médio estão mantidas com 30% da capacidade entre 6h e 18h.
Realização de cultos religiosos, palestras e missas, também não podem passar das 18h.
Serviços emergências e imprescindíveis de saúde podem funcionar 24h, assim como farmácias, transporte rodoviário de passageiros intermunicipais e interestaduais.
Quanto às multas, a gerente da Vigilância Sanitária de Rio Preto, Miriam Wowk, foi categórica: o valor mínimo para quem descumprir o decreto de ‘lockdown noturno’ será de R$ 6.296.
Sem comentários