O ano é 2021, mas a notícia parece paleozoica: o estudante Mikel Gomez foi expulso da escola onde estuda, em Bilbao, na Espanha, e “orientado” pela diretoria a buscar ajuda em um consultório psicológico. Motivo? Mikel gosta de usar saias.
A história, que aconteceu no ano passado e viralizou no Brasil nesta quarta (9), tem atraído milhares de internautas para a hashtag #laropanotienegenero (‘As Roupas Não Têm Gênero, em tradução livre) nas redes sociais. A ideia, além de se solidarizar e apoiar o movimento, é tentar interromper o fluxo de ignorância no mundo.
Na escola de Bilbao, por exemplo, o episódio de humilhação dispensado ao adolescente também se transformou em protesto: um dia por semana todos os alunos vão de saia à sala de aula, inclusive professores.
José Piñas é um deles. Em seu perfil no Twitter, o professor espanhol compartilhou sua decisão de usar saia e enfatizou: “20 anos atrás sofri perseguições e insultos por minha orientação sexual no instituto onde agora sou professor. Muitos professores olham de canto de olho, mas isso não importa”.
Sem comentários