Sim, a antiga rixa entre brasileiros e argentinos foi atualizada com sucesso.
Nesta quarta (9), o presidente da Argentina, Alberto Fernández, tentou fazer o fofo ao citar uma frase do escritor mexicano Octavio Paz e ‘cagou no maiô’. Abre aspas: “Octavio Paz escreveu uma vez que os mexicanos vieram dos índios, os brasileiros vieram da selva, mas nós, os argentinos, chegamos em barcos. Eram barcos que vinham da Europa”, disse Fernández em entrevista coletiva com o presidente do Governo da Espanha (primeiro-ministro), Pedro Sánchez.
A referência literária, entretanto, caiu como uma bomba no território brasileiro e inaugurou, sem precedentes, a Primeira Guerra Sul-Americana de Memes. Não era o momento, a gente sabe, sobretudo porque o brasileiro vem vivendo dias de intensa luta, sem vacinas suficientes e um minuto de paz sequer.
Abaixo, o vídeo com a declaração de Fernández, as moções de repúdio e as respostas ‘memevilhosas’ dos internautas brazucas. Em tempo: perceba que até as Ilhas Maldivas, ops, Falklands foram envolvidas na ‘batalha naval’ que não tem dia nem hora para terminar…
?? Presidente da Argentina Alberto Fernández afirmou que enquanto seu povo veio de barcos da Europa, “brasileiros vieram da selva”.
Não dirão que foi RACISTA contra indígenas e africanos que formaram o Brasil?
Porém, afirmo: o barco que está afundando é o da Argentina. pic.twitter.com/XIjbQrvLmd
— Eduardo Bolsonaro?? (@BolsonaroSP) June 9, 2021
Único barco que veio da Europa em direção à Argentina foi inglês, e a gente sabe no que deu…. Mudou o nome de Malvinas para Falklands…
— Boby (@Boby17875202) June 10, 2021
Humor ??? pic.twitter.com/0rD7gQkFCk
— Janaína Figueiredo (@janafig) June 9, 2021
“os brasileiros vieram da selva”
vem aqui conhecer o pau brasil Alberto Fernandez— gAbRiEl ?? (@gabrieldeggero2) June 9, 2021
Vo torce pra Inglaterra na Euro. So pq as ilhas Malvinas sao deles. #paz
— Rica Perrone (@RicaPerrone) June 10, 2021
Como indígena, venho repudiar a fala preconceituosa do presidente argentino Alberto Fernandez, que disse o povo brasileiro veio da selva e os argentinos dos barcos europeus, como um rompante de superioridade. Somos todos brasileiros com orgulho. E Pelé é melhor que Maradona.
— Sandra Terena (@sandraterena) June 9, 2021
GOSTARIA DE DIZER PRO SENHOR ALBERTO FERNANDEZ QUE NÓS, BRASILEIROS, NÃO TEMOS NADA A VER COM A SELVA!!! O MINISTRO RICK SALLES INCLUSIVE ESTÁ SE ENCARREGANDO DE ACABAR COM O RESTO DAS FLORESTAS QUE AINDA TEMOS!!! MAIS RESPEITO!!! ?
— CORONEL SIQUEIRA ??????? (@direitasiqueira) June 10, 2021
Alberto Fernandez (presidente argentino) ofendeu todos os brasileiros
por isso eu convoco todos para um VAMPETAÇO na conta dele
amanhã (dia 10), no primeiro tweet que ele escrever após o meio dia (horário de brasília)
(mais info na sequência) pic.twitter.com/DOQkD0Xv22
— Double G Anarquia & Memes Ltda (@2double_gg) June 10, 2021
Eis os Europeus que chegaram de barco na Argentina segundo o racista presidente da Argentina Alberto Fernandez! O nome da ilha é Falklands hermanos! pic.twitter.com/GHtmoECnP9
— Tiago Garrido (@garridotiago) June 9, 2021
Rapaziada, o problema da declaração de Alberto Fernández não foi ter dito que os “mexicanos saíram dos índios, os brasileiros da selva”. O problema foi ter apagado toda a herança africana e indígena no povo argentino. Os ofendidos não fomos os brasileiros, da selva e com orgulho.
— Caio Quero (@caioquero) June 9, 2021
Após a ‘memeficação’ instantânea do caso, o presidente argentino correu no Twitter pedir desculpas.
Se afirmó más de una vez que “los argentinos descendemos de los barcos”. En la primera mitad del siglo XX recibimos a más de 5 millones de inmigrantes que convivieron con nuestros pueblos originarios. Es un orgullo nuestra diversidad.
— Alberto Fernández (@alferdez) June 9, 2021
A nadie quise ofender, de todas formas, quien se haya sentido ofendido o invisibilizado, desde ya mis disculpas.
— Alberto Fernández (@alferdez) June 9, 2021
Seguimos… Hasta la vista, don´t cry for me, Argentina…
Sem comentários