Situações que acontecem em Ribeirão Preto, mas poderiam muito bem ser em RIO PRETO! Um juiz da aclamada ‘Califórnia Brasileira’ negou um pedido de um influencer digital que alegava estar sendo prejudicado pelo Instagram por não ter seu… PERFIL VERIFICADO!
Sim, brazeeel, a informação é real e foi publicada pelo respeitado site “Olhar Digital”. A decisão saiu no dia 10 de fevereiro e o juiz Thomas Carvalhaes entendeu que não é função do poder judiciário interferir na atividade de uma empresa privada.
De acordo com a matéria, a defesa do influencer alegou que seu cliente possui mais de 2 milhões de assinantes no Youtube e o Instagram, negando o selo, estaria “prejudicando os negócios do autor e a credibilidade de seu perfil”.
A defesa acrescentou ainda: “Alegada fama, o polo passivo nega-se a conferir o selo de verificação ao seu perfil”. Em resposta, o magistrado disse que “sem demérito do alcance do perfil do autor e da influência do seu trabalho nas mídias sociais, não compete ao Poder Judiciário interferir na atividade privada e na livre concorrência”.
Carvalhaes também lembrou que não existe nenhuma obrigação do Instagram em conceder o selo de verificado para nenhum perfil de usuário. Ainda na decisão, o magistrado diz que a rede social possui sua própria legislação interna e que a situação não demonstra conduta ilícita ou discriminatória contra o influencer.
Pra você que acaba de acordar do berço esplêndido, o ‘selo de verificação’ é aquela ‘estrelinha azul’ que aparece no perfil da pessoa devidamente ‘selada’ e ‘autenticada’ pelo Instagram.
Sem comentários