Nesta sexta (12), a empresa multinacional SITA, que presta serviços de tecnologia ao setor aéreo, informou que sofreu um ataque hacker na última semana e que dados de clientes de empresas aéreas ao redor do mundo foram roubados. Como a SITA também presta serviços para a LATAM, os clientes do LATAM Pass foram afetados pelo vazamento de dados.
Em nota, a Latam confirmou que o “ataque aos sistemas Sita afetou parte de suas informações pessoais do programa Latam Pass, como nome, sobrenome, número de membro e categoria”, disse a empresa em comunicado aos membros do programa assinado por Paulo Miranda, vice-presidente de clientes da Latam.
Abaixo, a íntegra da nota emitida pela companhia:
“Na semana passada, a SITA, uma empresa de tecnologia da informação, principal fornecedora de serviços de TI de transporte aéreo para várias companhias aéreas ao redor do mundo, nos informou sobre um ataque cibernético que afetou seus sistemas.
Como Grupo LATAM, não trabalhamos diretamente com os sistemas afetados de SITA. Não obstante, SITA lida com algumas informações de nossos clientes, membros do LATAM Pass, atuando para outras companhias aéreas com as quais temos acordos comerciais de passageiros frequentes, as quais utilizam esses sistemas SITA.
Isso é necessário para facilitar a identificação da categoria e status de cada membro do programa LATAM Pass e garantir que eles recebam seus benefícios durante a viagem. Este incidente não ocorreu dentro dos sistemas da LATAM e nenhum de nossos processos foi afetado.
Este ataque aos sistemas SITA afetou parte de suas informações pessoais do programa LATAM Pass, como nome, sobrenome, número de membro e categoria. É muito importante destacar que, de maneira alguma, a SITA obteve informações como o número dos seus bilhetes, reservas, cartões de crédito, contas bancárias, número do passaporte ou e-mail, dentre outras.
Da mesma maneira, sua senha não foi comprometida por este ataque cibernético. No entanto, como uma boa prática, recomendamos que você altere a sua senha periodicamente.
Com as companhias aéreas com as quais temos esses acordos comerciais e que utilizam o serviço SITA, nós, da LATAM, estamos trabalhando para resolver esta situação.
A SITA nos informou que já tomou as medidas necessárias para mitigar o incidente. A proteção de suas informações é um dos pilares mais importantes para nós e lamentamos sinceramente pelo ocorrido.
A LATAM criou um email dedicado para os clientes que tiverem alguma dúvida sobre o vazamento de seus dados entrarem em contato com a empresa: dadopessoal@latam.com”.
Sem comentários