Ufa, boas notícias! A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou, nesta sexta-feira (12), o registro do primeiro medicamento de pacientes hospitalizados com Covid-19, o antiviral Remdesivir. Sim, temos um outro shot de esperança, além das vacinas que já estão aí imunizando o povo.
De acordo com o gerente Geral de Medicamentos e Produtos Biológicos da Anvisa, Gustavo Mendes, o registro concedido pela agência “é fruto de uma eficácia, segurança e qualidade apresentadas”, afirmou .
O Remdesivir, que já está sendo usado de maneira emergencial nos Estados Unidos desde novembro, é recomendado no tratamento de adultos e crianças a partir de 12 anos e pesando mais de 40 quilos, que estejam hospitalizadas, podendo ser administrado por via injetável em um centro médico ou meio equivalente.
Ainda segundo a Anvisa, outra autorização emergencial foi acordada paralelamente para crianças com menos de 12 anos que pesem pelo menos 3,5 quilos.
Lembrando que o Remdesivir é um medicamento intravenoso que age impedindo a replicação viral e que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), ele não é recomendado para pacientes hospitalizados com Covid-19, uma vez que o antiviral não evita mortes, nem o agravamento da doença.
De qualquer forma, já é mais uma “ferramenta” pra gente utilizar no combate ao vírus.
Sem comentários