Em consonância com o Comitê Gestor de Combate ao Coronavírus, a Prefeitura de Rio Preto publica decreto nesta quinta-feira (16), para restringir o funcionamento de hipermercados e supermercados aos sábados e domingos, nesta e na próxima semana, podendo funcionar apenas o serviço de delivery (drive-trhu também fica proibido).
O decreto também proíbe a venda de bebidas alcoólicas em todos os estabelecimentos comerciais do município entre às 20h e 6h da manhã de 2ª a 6ª feira e durante às 24 horas aos sábados e domingos. As medidas emergenciais foram tomadas para combater as aglomerações, que continuam acontecendo em vários pontos da cidade, como área externa de lojas de conveniência e locais de lazer, mesmo com as medidas já anunciadas.
“Estamos registrando um aumento de novos contaminados e pessoas internadas. A situação dos hospitais que atendem a cidade já está preocupante. No HB temos 36 pacientes internados que são de Rio Preto, os outros são todos pacientes que vem de cidades da nossa região”, informou o secretário de Saúde, Aldenis Borim.
Dr. Aldenis disse ainda que a ideia era equilibrar economia com saúde, mas a cidade ainda está registrando altos índices de aglomerações. “Gostaríamos muito de manter o funcionamento dos serviços, porém, não estamos tendo todo a adesão necessária. Ainda vemos muitas pessoas nas ruas sem máscaras, estabelecimentos funcionando em horários proibidos e muitas festas clandestinas e em família”, afirmou o secretário.
Em nota, a Associação Paulista de Supermercados (APAS) sustenta que o decreto assinado pelo prefeito de Rio Preto fará com que a população se aglomere em fila nas portas dos estabelecimentos, o que vai na contramão das recomendações de distanciamento social em tempos de pandemia.
“Além disso, o decreto traz um desnecessário risco de desabastecimento para a região, pois estimula a população a estocar itens de primeira necessidade. Por fim, o fechamento dos supermercados incentiva a população rio-pretense a ir aos municípios vizinhos para suprir suas necessidades imediatas, fazendo com que o vírus da Covid-19 se propague cada vez mais.
A entidade também recorda que, “além de o setor supermercadista já ser reconhecido como atividade essencial através do Decreto Federal 9.127/17, com autorização para funcionar permanentemente, inclusive aos domingos e feriados, – há recomendações do Governo Federal (Decreto Federal nº 10.282/20) e do Governo do Estado de São Paulo (Decreto nº 64.881/20) para que o setor não sofra qualquer tipo de restrição que possa prejudicar o seu funcionamento durante o período de pandemia e, consequentemente, afetar a população”.
A ACIRP (Associação Comercial de São José do Rio Preto) também emitiu nota contrariando o decreto municipal. Em linhas gerais, a entidade prega que “todas as medidas que restringem ou limitam o acesso da população a produtos ou serviços, acabam gerando mais aglomerações. Isso se confirmou em várias medidas tomadas, não só em Rio Preto”, rebate a nota, acrescentando que não faz sentido restringir o delivery e o drive thru nos finais de semana.
“Acreditamos que a Prefeitura precisa rever a decisão rapidamente. Entendemos que a situação é grave e que a intenção do comitê da Prefeitura é evitar mais mortes, porém, está com uma visão limitada das medidas.” E completa: “Medidas radicais como esta são pouco efetivas para reduzir aglomerações e geram mais desemprego e dificuldades para o setor de bares e restaurantes, que estão restritos há quase 120 dias”, completa a entidade.
A Prefeitura de Rio Preto, por sua vez, reforça a necessidade do decreto como medida para salvar vidas, evitando um colapso no sistema de saúde. “Nosso foco continua sendo a saúde. As medidas tomadas hoje são temporárias e esperamos que inibam as aglomerações, pois elas claramente estão contribuindo para que a doença se espalhe”, disse o prefeito Edinho Araújo. “Contamos com sua ajuda para voltarmos o mais rápido possível à normalidade”, acrescentou.
Novos horários
A Secretaria de Saúde informa ainda que as unidades Estoril e Solo Sagrado, que são referência para atendimento de síndromes respiratórias, ampliaram nesta quarta (15) o horário de atendimento, que segue agora de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h. Nas demais unidades respiratórias – Lealdade/Amizade, Anchieta, Anexo Faceres, Vetorazzo, Caic/Cristo Rei e Santo Antonio, o atendimento continua de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Em tempo: cidadãos que precisarem de atendimento prioritário devem procurar as unidades de saúde que não realizam atendimento respiratório mais próximas de suas casas.
Sem comentários