O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta quarta (27), que estenderá até o próximo dia 15 de junho a quarentena no estado. Novas regras, entretanto, também foram divulgadas com o objetivo de acelerar o retorno de atividades econômicas.
As medidas começam a valer a partir de segunda-feira ( (1º), quando se inicia uma maior flexibilização do isolamento social. Denominado “Plano São Paulo”, o programa foi instaurado em cinco etapas e divide as regiões do estado em fases e cores. São elas:
- Fase 1, vermelha: alerta máximo, funcionamento permitido somente aos serviços essenciais;
- Fase 2, laranja: controle, possibilidade de aberturas com restrições;
- Fase 3, amarela: abertura de um número maior de setores;
- Fase 4, verde: abertura de um número maior de setores em relação à fase 3;
- Fase 5, azul: “normal controlado” – todos os setores em funcionamento, mas mantendo medidas de distanciamento e higiene.
São José do Rio Preto, por exemplo, encontra-se na Fase 2, ou seja, aquela em que há um momento maior de atenção da pandemia. Neste caso, com obediência às devidas restrições, atividades relacionadas ao setor imobiliário, shoppings, concessionárias de veículos, escritórios e comércio devem ser eventualmente liberadas.
Em tempo: nesta fase, continua vetada a reabertura de espaços públicos, bares, restaurantes, salão de beleza, academia, teatro, cinema e eventos que geram aglomerações. Abaixo, o enquadramento por regiões administrativas de acordo com suas fases atuais:
Regiões: Baixada Santista, Registro (Vale do Ribeira) e Grande São Paulo – Fase 1: liberação apenas de serviços essenciais, como está agora . Abertos somente os serviços essenciais;
Regiões: cidade de São Paulo, São José do Rio Preto, Araçatuba, Taubaté, Campinas, Marília, Sorocaba, Piracicaba, São João da Boa Vista, Ribeirão Preto e Franca – Fase 2: aberto com restrições: atividades imobiliárias, concessionárias de veículos, escritórios, comércio e shoppings;
Regiões: Barretos, Presidente Prudente, Bauru e Araraquara/São Carlos- Fase 3: abertura com restrições para bares e restaurantes, comércio, shopping e salões de beleza. Aberto sem restrições: atividades imobiliárias, concessionárias de veículos e escritórios;
Até a divulgação do plano, entretanto, nenhuma região havia sido enquadrada nas fases 4 (momento decrescente da pandemia com menores restrições) e 5 (momento de controle da pandemia e liberação de todas as atividades com protocolos).
O anúncio da flexibilização, entretanto, foi pontuado por uma sentença de Doria: “Se tivermos que dar um passo atrás e retomar medidas, não hesitaremos em fazê-lo para proteger vidas”. No que tange a dúvidas e maiores detalhes, segue abaixo o pronunciamento do governador na íntegra:
.@governosp Coletiva de Imprensa: Apresentação da nova fase do Plano São Paulo
https://t.co/MLLCSvzYNw— Governo de S. Paulo (@governosp) May 27, 2020
Sem comentários