Sobre o autor

Paulo Becknetter, o Beck, é jornalista. Nos últimos anos, desempenhou a função de colunista de atualidades nos jornais “BOM DIA Rio Preto” (2007 a 2013) e “Diário da Região” (2013/14). Agora, oficialmente na web, o Blog do Beck afina sua vocação para a comunicação diária, alinhando informação digital e bom humor na medida ideal. Para mais posts, siga também @BlogDoBeck no Instagram.

beck@blogdobeck.com

#RENOVABIO: Tereos certifica mais duas unidades a emitir Créditos de Descarbonização (CBIOs)

Atualizado em 6 de março de 2020, 10:52h

Unidade Mandu de Severínia, no interior de São Paulo. (Foto: Divulgação)

Comprometida com práticas agrícolas e industriais sustentáveis e que respeitem o meio ambiente, a Tereos Açúcar & Energia Brasil recebeu nesta semana a certificação do #RenovaBio das unidades industriais Mandu, localizadas nas cidades paulistas de Guaíra e Severínia. Ambas obtiveram a certificação para etanol hidratado e anidro da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

 

Com isso, as usinas podem emitir agora os Créditos de Descarbonização (CBIOs). Os volumes elegíveis ficaram em 98,44% no caso da Mandu e 96,10% na unidade de Severínia. Em fevereiro, a Tereos certificou suas duas primeiras unidades no programa RenovaBio: Andrade, em Pitangueiras (SP), e Cruz Alta, em Olímpia (SP). Agora, quatro unidades podem emitir os Créditos de Descarbonização (CBIOs).

 

Segundo Edilberto Bannwart, diretor de Sustentabilidade da empresa, a expectativa em torno do RenovaBio é grande. “O desenvolvimento sustentável está na base do nosso negócio. Por isso, desde o início das discussões acreditamos muito no potencial desse programa como alavanca para um projeto de longo prazo na mitigação das emissões de gases de efeito estufa.” As outras três unidades industriais – São José, Tanabi e Vertente – estão em fase final do processo de certificação.

 

Em tempo: cada CBIO equivale a uma tonelada de carbono que deixará de ser lançada na atmosfera. Até 2028, a estimativa é que a matriz de combustíveis no país reduzirá em 10% as suas emissões de carbono.

 

Os CBIOs significam uma demanda que já está contratada. Isso porque as distribuidoras de biocombustíveis deverão comprar os títulos, de acordo com as metas estabelecidas pelo Programa. Esse número será determinado anualmente, de acordo com a quantidade de combustíveis fósseis vendidos no ano anterior.

Posts que estão bombando...

Sem comentários

    Deixar uma resposta

    Paulo Becknetter, o Beck, é jornalista. Nos últimos anos, desempenhou a função de colunista de atualidades nos jornais "BOM DIA Rio Preto" (2007 a 2013) e "Diário da Região" (2013/14). Agora, oficialmente na web, o Blog do Beck afina sua vocação para a comunicação diária, alinhando informação digital e bom humor na medida ideal. Nas horas de faxina, tratar dos mesmos assuntos com Berenice Du Lar, a interina e eterna Garota da Laje de Ipanema. Aceita, brazeeel!

    beck@blogdobeck.com