Atenção passageiros com destino ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas: na manhã desta quarta-feira (16 de outubro), desembarca no local a elefanta Ramba, pesando 3,6 toneladas. Excesso de bagagem? Nada disso: o exemplar do maior mamífero terrestre vem de Santiago, no Chile, em contêiner adaptado para o transporte, e segue direto para o Santuário de Elefantes, no município de Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso.
Para receber a ilustre e pesada passageira, Viracopos está preparando uma operação especial. Até porque Ramba, de 53 anos, já vivenciou inúmeros episódios de negligência e maus-tratos. No Chile, onde ficou conhecida como a última elefanta de circo do País, o animal viajava de caminhão, preso a correntes, a fim de ser exibido para o público. O drama de Ramba terminou só em 2011, quando ela foi resgatada do circo “Los Tachuelas” pela ONG Ecópolis.
A entrada da elefanta no Brasil tem a chancela do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama). Em seu trajeto do Chile até o Brasil, Ramba será acompanhada de Scott Blais, presidente do santuário onde a elefanta vive atualmente, de um veterinário e de uma equipe multidisciplinar. Após desembarcar no Brasil, o percurso terrestre deve durar 30 horas, com previsão de paradas apenas para troca de motoristas e aberturas do contêiner.
Sem comentários