Sabe aquelas histórias que enchem o dia e a vida de esperança? Então, temos uma pra você espalhar por aí: o Barco-Hospital Papa Francisco, da Associação Lar São Francisco na Providência de Deus, com sede em Jaci (SP), está navegando em águas ribeirinhas da Amazônia, onde tem atendido a população carente e realizado verdadeiros “milagres”.
Nesta quinta-feira (25), por exemplo, os médicos Fábio Dória e Maria Fernanda Trabulsi, de Rio Preto, realizaram a primeira cesárea a bordo do barco, trazendo à luz o pequeno Adriano Francisco (foto acima). A embarcação percorre comunidades longínquas como Óbidos, Aibi, Garo e Maracanã, todas na região norte do País.
Além de Dória e Trabulsi, outros médicos compõem o time de profissionais com diferentes especializações que participam do projeto, realizando consultas, exames e cirurgias de pequena e média complexidade. O Barco-Hospital Papa Francisco possui 32 metros de comprimento e custou cerca de R$ 25 milhões.
A ideia do projeto, que surgiu do presidente da associação, Frei Francisco Belotti, atendeu a um pedido do Papa Francisco, feito durante a última visita dele ao Brasil, em 2013, quando o País hospedou a Jornada Mundial da Juventude. Em novembro de 2018, o frei esteve com o Papa para entregar o convite da inauguração. “Na ocasião, tivemos a honra de receber o Papa no nosso hospital São Francisco, no Rio. Ele me perguntou se estávamos no Amazonas, e eu disse que não. Ele disse ‘então devem ir’”, relatou o frei na época.
A embarcação, inaugurada em agosto, partiu para a Amazônia em agosto, de onde retorna nos próximos dias. Para ver o vídeo da cesárea, cola agora em nosso Instagram @BlogdoBeck.
Sem comentários