O rapaz da foto acima é Emanoel Henrique Lunardi Ferreira, 24 anos. Ou Soldado Henrique, de acordo com sua farda. Em quase dois séculos de história da Polícia Militar de São Paulo, ele é o primeiro policial transexual do estado reconhecido pela corporação. A história de Henrique, que atua em Ituverava (SP), foi revelada com exclusividade pelo site G1 e tem rodado a internet nos últimos dias.
Sua trajetória militar começou em 2015, quando Henrique ingressou na carreira como soldado Emanoely. Em 2018, três anos depois de se submeter a transição de gênero, a corporação atendeu ao seu pedido e o reconheceu como um policial do gênero masculino. O processo burocrático em si, segundo o G1, durou quase um ano até ser autorizado pelo comando da Polícia Militar.
Ao site, Henrique revelou que as conquistas não o poupam de críticas. “Tem pessoas que me criticam por ser policial militar, tem pessoas que me criticam por ser trans, e tem pessoas que me criticam por ser policial militar e trans”. Mas nada se compara, de acordo com as próprias postagens do soldado em seu perfil no Instagram, com os momentos de realização pessoal: “Hoje, eu tive a oportunidade de tomar meu primeiro banho de chuva após ter feito a minha mastectomia. Enquanto todas as pessoas corriam para fugir da chuva, eu continuei caminhando”, resumiu em uma foto.
“A alegria que eu senti por continuar sendo o mesmo homem, por passar despercebido, ficou estampada no meu rosto”, pontuou. A entrevista completa concedida ao G1 pode ser lida AQUI.
Sem comentários