A prefeitura de Rio Preto acaba de adquirir um “Castramóvel”. Isso mesmo, brazeeel: o veículo, adquirido pelo município por meio de repasse do Governo Federal, auxiliará nas ações de controle de zoonoses e controle populacional de cães e gatos. A princípio, o Castramóvel vai permanecer em bairros onde há registros de animais em situações de abandono e maus-tratos.
Com previsão de funcionamento a partir do primeiro trimestre de 2019, o Castramóvel será equipado com balança, kit oxigênio e ganchos. O veículo também passará por homologação no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV).
Em tempo: a castração pela rede pública de saúde de Rio Preto atende a critérios específicos, como o cadastro prévio, com fila de prioridade. O cadastro pode ser feito no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Poupatempo e Ganha Tempo Cidadão. Para se cadastrar, o responsável pelo animal deve estar munido de RG e CPF originais, comprovantes de residência em Rio Preto de no máximo três meses de emissão, inscrição no Cadastro Único (caso possua) e número de telefone. O cadastro é limitado a cinco animais por pessoa. Até novembro deste ano, 3.293 cães e 2.623 gatos foram castrados pelo CCZ, totalizando 5.916 animais.
Os critérios para a fila da castração estão definidos no Decreto nº 18.022, de 17 de abril de 2018, que normatiza a realização de castrações gratuitas de cães e gatos, no município. Os critérios para a prioridade das castrações são estabelecidos por meio de pontuações, como a adoção de um animal no Centro de Controle de Zoonoses ou a adoção de um animal de ONG ou protetor cadastrado na Diretoria de Bem-Estar Animal. A medida visa também estimular a adoção de animais. Os usuários cadastrados podem acompanhar a fila da castração através do site da Prefeitura de Rio Preto, clicando AQUI.
Sem comentários