Pela segunda vez na história do concurso Miss Universo, que acontece há 66 anos, a disputa terá a participação de uma candidata transexual. A modelo Angela Ponce, 26 anos, foi eleita Miss Espanha em julho e representará o País no dia 16 de dezembro, na Tailândia, onde será realizada a final do Miss Universo. A primeira transexual a participar da competição foi a canadense Jenna Talackova, em 2012, ficando entre as 12 melhores da edição. Até então, o concurso não permitia a participação de mulheres transexuais.
Em entrevista coletiva logo após a vitória, Angela Ponce revelou aos jornalistas que terminou o processo de mudança de sexo somente há quatro anos. “Meu sonho é levar o nome e as cores da Espanha para o mundo e, com o título, pretendo também fortalecer a mensagem de inclusão, tolerância, respeito e amor não só para a comunidade LGBTQ+, mas para todos”, afirmou a miss.
A coroação de Angela, entretanto, gerou polêmica nas redes sociais. Muita gente comemorou a eleição de uma mulher transexual como Miss Espanha, mas muitos internautas seguem contrários à vitória. Para algumas mulheres, por exemplo, Angela estaria “ocupando” o lugar delas na competição. Outras apontaram que “uma mulher transexual tem menos celulite e estrias do que uma mulher cis”, por isso não seria justo em um concurso que avalia beleza. Enquanto o povo geme, a espanhola reina…
Sem comentários