Sobre o autor

Paulo Becknetter, o Beck, é jornalista. Nos últimos anos, desempenhou a função de colunista de atualidades nos jornais “BOM DIA Rio Preto” (2007 a 2013) e “Diário da Região” (2013/14). Agora, oficialmente na web, o Blog do Beck afina sua vocação para a comunicação diária, alinhando informação digital e bom humor na medida ideal. Para mais posts, siga também @BlogDoBeck no Instagram.

beck@blogdobeck.com

Exposição ‘Aves e seus Cantos’ leva beleza, sons e curiosidades da natureza ao Riopreto Shopping

Atualizado em 16 de abril de 2025, 11:07h
A mostra tem a chancela do Fotoclube Rio Preto e Branco e permanece em cartaz até o dia 27 de abril. (Fotos: Ricardo Boni)

De 15 a 27 de abril, o Riopreto Shopping recebe a exposição inédita Aves e seus Cantos, uma verdadeira imersão na leveza, nas cores e nos sons das aves brasileiras, através das lentes dos fotógrafos Dina Lúcia Lucas Bessa e José Elias Bessa, com participação de integrantes do Fotoclube Rio Preto e Branco. 

Inspirados pelo passarinhar – termo carinhoso usado por observadores de aves para descrever a prática de sair à natureza para observar e registrar pássaros – os expositores revelam, em imagens sensíveis e detalhadas, uma pequena parte das quase 2 mil espécies que habitam o Brasil. 

A mostra apresenta não apenas fotografias, mas também uma experiência sensorial, com QRCodes interativos que conduzem o público a sons e curiosidades de cada espécie, por meio do WikiAves, o maior site brasileiro dedicado à observação e à ciência cidadã das aves. 

Dina Lúcia e José Elias Bessa: há mais de 20 anos o casal se dedica à pesquisa de aves.

A exposição também celebra a trajetória de Dina Lúcia e José Elias Bessa, que há mais de 20 anos se dedicam voluntariamente à pesquisa, observação e registro fotográfico de aves, com mais de 700 espécies catalogadas em diversas regiões do país.

Atualmente, o casal se dedica a um trabalho inédito: o levantamento das espécies presentes nos 37 municípios da Região Metropolitana de Rio Preto. 

Entre as histórias curiosas dessa trajetória está o registro feito por Dina Lúcia, em 2011, de um Aracuã, até então sem ocorrência registrada no Estado de São Paulo. O achado chamou a atenção de especialistas e resultou na validação de uma nova ave rara e ameaçada de extinção, hoje chamada de Aracuã-guarda-faca (Ortalis remota), cuja ocorrência é exclusiva da região noroeste paulista.

Através de um QRCode é possível acessar os cantos dos pássaros que ilustram a exposição.

A exposição conta ainda com obras de Agnor Guevara, Donizete Batista, Flávio Damasceno, Gisele Spiewak, Gustavo Asciutti, José Henrique Chaim, José Marques Lopes, Paulo Berton, Ricardo Boni, Ruy Barbosa Junior, Suzi Ruiz, Ulisses Andrade e os organizadores Dina Lúcia Lucas Bessa e José Elias Bessa.

Os visitantes poderão conhecer pássaros como o Aracuã Guarda Faca (Ortalis remota); Tietinga (Tietennga Cissopis leverianus); Cardeal do Noroeste (Paroaria dominicana); Pomba Asa Branca (patagioenas picazuro); Uiraparu Laranja (Pipra fasciicauda); Arapacu Grande (Dendrocolapte s platyrostris); Peitica de Chapéu Preto (Empidonomus aurantioatrocristatus) entre outros. Muito bacana mesmo!

Posts que estão bombando...

Sem comentários

    Deixar uma resposta

    Paulo Becknetter, o Beck, é jornalista. Nos últimos anos, desempenhou a função de colunista de atualidades nos jornais "BOM DIA Rio Preto" (2007 a 2013) e "Diário da Região" (2013/14). Agora, oficialmente na web, o Blog do Beck afina sua vocação para a comunicação diária, alinhando informação digital e bom humor na medida ideal. Nas horas de faxina, tratar dos mesmos assuntos com Berenice Du Lar, a interina e eterna Garota da Laje de Ipanema. Aceita, brazeeel!

    beck@blogdobeck.com