A Etapa Leite da 61ª Expo Rio Preto SICREDI, realizada entre os dias 15 e 21 de setembro, foi palco dos julgamentos das raças de corte Santa Gertrudis, Simental e Gir Dupla Aptidão. Originalmente programados para a Etapa Corte (entre os dias 28 de setembro e 4 de outubro), os julgamentos dessas raças foram antecipados devido ao elevado número de animais que ocuparão o Recinto de Exposições na segunda semana do evento, refletindo o crescimento da feira na edição deste ano.
Os animais chegaram ao parque entre os dias 14 e 17 de setembro e passaram por julgamentos nos dias 20 e 21 de setembro. Durante as avaliações, os juízes consideraram aspectos como carcaça, aprumos, caracterização racial e estrutura dos animais, por meio de comparações entre os exemplares de cada raça e categoria.
Com 66 animais inscritos, o grande campeão da raça Santa Gertrudis foi o touro Quebec, da Fazenda União do Brasil. O título de Reservado Grande Campeão ficou com Fandango, da Lucam Agropastoril. Na categoria das fêmeas, a Fazenda União do Brasil também se destacou, com duas vacas recebendo os títulos de Grande Campeã e Reservada Grande Campeã.
O grande destaque da raça Simental, entre 44 competidores, foi o touro Ben-Hur, da Terra Nova, que também conquistou o título de Grande Campeão. “Apesar de ser a segunda raça mais populosa no mundo, a Simental ainda é pouco presente no Brasil devido ao clima quente, mas já existem plantéis de animais adaptados às nossas condições climáticas”, afirma Silvia Hage, da Terra Nova. Os julgamentos reuniram todos os criadores de Simental do País na Expo Rio Preto SICREDI, que confraternizaram após as avaliações em um coquetel ainda na pista.
Nos julgamentos de Gir Dupla Aptidão, participaram 17 exemplares. O título de Grande Campeão ficou com Kandar do Marco Maia, mas a fazenda também dominou o segundo lugar com Onix do Marco Maia, reconhecido como Reservado Grande Campeão, evidenciando a qualidade dos animais apresentados e o destaque da raça na competição.
Crescimento ‘EXPOnencial’
Segundo o Secretário de Agricultura e Abastecimento de Rio Preto, Pedro Pezzuto, a alteração na programação foi uma decisão estratégica para acomodar melhor todas as cabeças de gado. “O crescimento da Expo nessa edição é evidente. A transferência desses julgamentos para a Etapa Leite reflete nosso compromisso em proporcionar uma experiência adequada para expositores e animais”, explica Pezzuto.
A Expo Rio Preto SICREDI é realizada pela Prefeitura de São José do Rio Preto, com correalização da Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto (ACIRP) e apoio do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, SEBRAE-SP e Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).
Sem comentários