Sobre o autor

Paulo Becknetter, o Beck, é jornalista. Nos últimos anos, desempenhou a função de colunista de atualidades nos jornais “BOM DIA Rio Preto” (2007 a 2013) e “Diário da Região” (2013/14). Agora, oficialmente na web, o Blog do Beck afina sua vocação para a comunicação diária, alinhando informação digital e bom humor na medida ideal. Para mais posts, siga também @BlogDoBeck no Instagram.

beck@blogdobeck.com

17ª Mostra Senac de Artes Cênicas traz performances, oficinas e peças teatrais gratuitas

Atualizado em 12 de junho de 2024, 11:10h
O ator, jornalista e docente do Senac RP, Harlen Felix. (Foto: Divulgação)

De 13 de junho a 3 de julho, São José do Rio Preto recebe a 17ª Mostra Senac de Artes Cênicas, evento gratuito que promove uma imersão à atmosfera artística, através de montagens, experimentações, performances e espetáculos teatrais. Ainda nesta edição, o Senac vai reunir as classes artística e empresarial em torno do 1º Simpósio de Produção Cultural de Rio Preto, que tem o objetivo de discutir os diferenciais do marketing cultural na manutenção de uma marca.

A programação conta com atividades produzidas pelos alunos do Senac São José do Rio Preto, principalmente do curso Técnico em Teatro, como no caso dos dois espetáculos teatrais: “A gente tem fome de quê?” e “Melhor de três”, ambas com apresentações no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto. O público também terá a oportunidade de conhecer mais sobre técnicas de encenação e outras descobertas que permeiam o universo da interpretação.

“O objetivo da mostra é apresentar e aproximar as pessoas das atividades ligadas às artes em geral, demonstrando as muitas possibilidades de trabalho que a profissão artística oferece. Para quem sonha em seguir carreira nessa área, o evento será um rico aprendizado e, para o público em geral, um bom divertimento”, ressalta Murillo Michel, gerente do Senac São José do Rio Preto.

1º Simpósio de Produção Cultural de Rio Preto

O 1º Simpósio de Produção Cultural de São José do Rio Preto é uma realização de alunos do curso de Produtor Cultural do Senac em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. O evento faz parte do Projeto Integrador da primeira turma do curso, que termina no próximo mês.

A partir da observação e análise do setor cultural de São José do Rio Preto e região, os alunos propuseram um evento que reunisse produtores, fazedores de arte e classe empresarial para discussão e reflexão em torno de temas considerados importantes para o desenvolvimento da economia criativa local, entre eles o marketing cultural, a democratização do acesso à cultura e a realidade da produção cultural regional.

Aberto à comunidade, o encontro apresenta atividades que buscam potencializar o diálogo entre arte, cultura e empresas. Mecanismos (leis e editais de fomento) serão explicados à comunidade empresarial para que possa oportunizar sua marca associada a um projeto cultural, como o uso do ProAC ICMS e a Lei Rouanet. Ambos promovem incentivos fiscais beneficiando tanto a empresa que patrocina uma iniciativa do meio, quanto o artista que recebe o apoio. “Estes mecanismos precisam ser mais difundidos para que as empresas incluam arte e cultura em suas estratégias de marketing”, diz Harlen Félix, docente do curso de Produtor Cultural do Senac São José do Rio Preto.

Para encerrar o evento, uma roda de conversa com produtores e artistas da cidade vai refletir sobre as potencialidades e necessidades do setor, que pode ser um grande aliado do turismo, por exemplo.

Confira a programação completa:

Espetáculo Teatral – A gente tem fome de quê?

Data: 13 e 14/06   

Horário: 20h às 21h30

Local: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto

Sinopse: Inspirado na obra de Bertold Brecht, a trama se desenrola dentro de uma empresa de telemarketing em que, após um incidente envolvendo uma funcionária, a empresa se vê forçada a fazer cortes drásticos e aumentar a produtividade. A peça, que mistura comédia ácida e crítica social, acompanha o dia a dia dos novos e antigos funcionários enquanto eles lidam com as pressões absurdas e as condições precárias de trabalho.

Chorando Cebolas     

Data: 18/06

Horário: 10h, 15h e 21h

Local: Hall do Auditório do Senac São José do Rio Preto

Sinopse: “Chorar cebolas” é uma expressão usada para a ação compulsória de chorar, onde o choro é dissociado do drama real e existe enquanto reação química. Não há culpados – apenas cebolas. Quais cascas precisamos despir para encontrar o cerne das questões?”

Longos Anos

Data: 20/6

Horário: 20h às 21h

Local: Auditório do Senac São José do Rio Preto

Sinopse: A história gira em torno de um reencontro emocionante de duas irmãs, que foram afastadas pelos rumos incertos do destino.

Oficina de Figurinos: o guarda-roupa da cena

Data: 22/6

Horário: 9h às 13h

Local: sala B11 (Senac São José do Rio Preto)

Sinopse: O guarda-roupa da cena é uma investigação conceitual de figurinos, que visa estabelecer a sintonia entre o figurino e a dramaturgia cênica.   

Espetáculo Teatral – Memórias de Machadinho

Data: 25/6

Horário: 20h às 21h

Local: Teatro Nelson Castro

Sinopse: Memórias de Machadinho é uma livre inspiração sobre a infância do escritor brasileiro Machado de Assis. O enredo se passa em um museu onde o público é recepcionado pelo Dr. Simão Bacamarte, médico e acompanhante do escritor. O texto propõe um divertido encontro entre Machado de Assis e seu personagem de O Alienista.

Uma praiazinha de areia bem clara, ali, na beira da sanga

Data: 27/6

Horário:15h

Local: Palco do Hall da Biblioteca (Senac São José do Rio Preto)

Sinopse: No seu pequeno quarto de pensão na capital paulista, um jovem tenta escrever uma carta para o amigo de infância que não vê há sete anos. A escrita dessa carta traz à tona uma série de memórias, relevando um trágico acontecimento que foi definitivo para a separação desses dois amigos. Performance de Hárlen Felix – Livremente inspirada em contos de Caio Fernando Abreu.

Oficina de Clown

Data: 29/6

Horário:9h às 13h

Local: Sala B11 (Senac São José do Rio Preto)

Descrição: O Palhaço como ferramenta criativa e expressiva na cena teatral. Através de jogos teatrais, exercícios de improvisação e interpretação, a oficina pretende colocar seus participantes em contato com a linguagem clownesca, investigando a figura do palhaço desde sua descoberta individual, seu desenvolvimento, sua lógica, seus desdobramentos e a manutenção de seu estado de vulnerabilidade no seu caminho lúdico e lírico.

Espetáculo Teatral – Melhor de três    

Data: 2 e 3/7

Horário: 20h às 21h30

Local: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto

Sinopse: Em cena, atores de uma companhia questionam: o que pode acontecer com uma trupe falida e em apuros? Um grande equívoco pode ser a solução para este grupo que se via totalmente sem rumo, mas que agora vê uma luz surgir em meio a tantos fracassos. A partir de três apresentações inspiradas nas obras de Molière, eles tentarão reverter a sua situação em um pequeno vilarejo.

Roda e avisa!

Posts que estão bombando...

Sem comentários

    Deixar uma resposta

    Paulo Becknetter, o Beck, é jornalista. Nos últimos anos, desempenhou a função de colunista de atualidades nos jornais "BOM DIA Rio Preto" (2007 a 2013) e "Diário da Região" (2013/14). Agora, oficialmente na web, o Blog do Beck afina sua vocação para a comunicação diária, alinhando informação digital e bom humor na medida ideal. Nas horas de faxina, tratar dos mesmos assuntos com Berenice Du Lar, a interina e eterna Garota da Laje de Ipanema. Aceita, brazeeel!

    beck@blogdobeck.com