Sobre o autor

Paulo Becknetter, o Beck, é jornalista. Nos últimos anos, desempenhou a função de colunista de atualidades nos jornais “BOM DIA Rio Preto” (2007 a 2013) e “Diário da Região” (2013/14). Agora, oficialmente na web, o Blog do Beck afina sua vocação para a comunicação diária, alinhando informação digital e bom humor na medida ideal. Para mais posts, siga também @BlogDoBeck no Instagram.

beck@blogdobeck.com

Concurso ‘Comida di Buteco’ tem 16 bares de Rio Preto e Mirassol na disputa. Vem entender a dinâmica desta edição e saborear…

Atualizado em 12 de abril de 2022, 11:18h

Campeão da última edição do concurso, o Bar do Cidinho participa este ano com o prato Panelinha Mix. (Fotos: Divulgação)

Está no ar, ops, no BAR, a 12ª edição do Comida di Buteco em Rio Preto. Neste ano, o concurso conta com oito bares estreantes e oito veteranos, sendo 14 estabelecimentos da cidade e outros dois de Mirassol. A competição, que tem como missão transformar vidas por meio da cozinha de raiz, vai até o dia 1º de maio.

 

Anote-os: Bar do Gordão, Boteco do Lima, Boteco do Marcinho, Buteco Du Gaúcho, Butekário Bar e Comedoria, Dok’s Fried Food, Khea Thai Restaurante e Bar e Sr. Pastel (Mirassol) compõem a lista de bares estreantes. Os veteranos, que já participaram de outras edições, são o Bar do Cidinho, Fidélis Bar da Sombra, Fino Sabor, Gambófa, Recanto do Peixe, Santo Arco (Mirassol), Santo Espeto Garagem e Skina do Ceará.

 

Bar do Gordão participa com a Bolinha de pernil (Bolinho de pernil recheado com queijo mussarela, servido com molho de pimenta da casa e geleia agridoce de abacaxi com pimenta).

A dinâmica do concurso nesta edição funciona assim: os cozinheiros dos butecos poderão usar sua criatividade sem limites para criar os petiscos, sem obrigatoriedade de ingredientes. Na primeira etapa, os butecos pré-selecionados apresentam os petiscos criados especialmente para a competição. O público e um corpo de jurados visita, vota e elege o campeão, avaliando quatro categorias: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida.

 

Boteco do Marcinho: Lombinho caipira (lombo pré-assado e frito no tacho, servido com batatas rústicas servido com molho verde, agridoce e pimenta da casa).

O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%. Na segunda etapa, em junho, uma nova comissão de jurados, escolhida especificamente para esse momento, vai visitar os campeões de cada cidade avaliando sua performance nas mesmas quatro categorias (petisco, atendimento, temperatura da bebida e higiene). Cada campeão recebe três jurados. Elege-se aí o melhor buteco do brasil, que será conhecido e premiado no mês de julho.

 

Boteco do Lima – Rapariga (Coxinhas da asa agridoce, queijo coalho com pimenta biquinho e molho).

Além do tradicional petisco, os bares também terão a oportunidade de participar do Desafio Seara, onde podem criar um prato com a linguiça calabresa da marca e do Desafio Incrível, em que a proposta é criar um prato à base de carne moída vegetal, da linha Incrível, também da Seara. Para beber, foi lançado o Desafio da Caipirinha Perfeita, em parceria com a Cachaça 51. Lembrando que cada prato de petisco criado pelos participantes deve ter preço fixo de R$ 27.

 

Butekário Bar e Comedoria – Petisco supremo de frango (Filé de frango recheado, acompanhado de quiabo ou jiló).

 

Abaixo, os bares de Rio Preto e Mirassol com seus petiscos participantes na edição deste ano:

 

Bar do Cidinho – Panelinha mix (Cestinhas de batata, com ragu de ossobuco, ragu vegetariano e molho campanha de cachaça);

 

Bar do Gordão – Bolinha de pernil (Bolinho de pernil recheado com queijo mussarela, servido com molho de pimenta da casa e geleia agridoce de abacaxi com pimenta);

 

Boteco do Lima – Rapariga (Coxinhas da asa agridoce, queijo coalho com pimenta biquinho e molho);

 

Boteco do Marcinho – Lombinho caipira (lombo pré-assado e frito no tacho, servido com batatas rústicas servido com molho verde, agridoce e pimenta da casa);

 

Buteco Du Gaúcho – Maria Bonita (Bolinho de cabotiã com carne seca, catupiry e maionese de beterraba);

 

Butekário Bar e Comedoria – Petisco supremo de frango (Filé de frango recheado, acompanhado de quiabo ou jiló);

 

Dok’s Fried Food – Frango empanado ao molho asiático (Sassami de frango empanado e frito ao molho agridoce asiático com batata de corte rústico de acompanhamento);

 

Fidélis Bar da Sombra – Croquete aberto do Fidélis (Croquete aberto de mandioca com carne de porco);

 

Fino Sabor – Barquinha de massa com recheio de grão de bico com carne desfiada e queijo ralado por cima;

 

Gambófa – Bolinha de milho com tilápia e provolone;

 

Khea Thai Restaurante e Bar – Bangkok (4 deliciosos espetos empanados com molhos especiais, sendo 2 espetos de costela bovina e 2 espetos de camarão com lombo moído);

 

Recanto do Peixe – Tilápia no espeto (Tilápia com muçarela no espeto, acompanhada de legumes e molho especial);

 

Santo Arco (Mirassol) – Coxits (Coxinha de frango com a massa de batata e com cheddar e muçarela);

 

Santo Espeto Garagem – Kombinado (Kafta de 160 gramas carne angus bovina com pedaços queijo Emental, tempero sírio, feito na brasa com carvão russo defumada em essência de fumaça BBB, servida aberta no prato com cobertura de catupiry e alho frito);

 

Skina do Ceará – Carne de sol do Ceará (Porção de carne de sol acompanhada de salada de maionese com mandioca e farofa nordestina);

 

Sr. Pastel (Mirassol) – Porção de 21 mini pastéis de costela gaúcha, cabotiã e requeijão.

 

 

>>>> Para novas adições na órbita do concurso, fique ligado no Instagram @BlogDoBeck.

Posts que estão bombando...

Sem comentários

    Deixar uma resposta

    Paulo Becknetter, o Beck, é jornalista. Nos últimos anos, desempenhou a função de colunista de atualidades nos jornais "BOM DIA Rio Preto" (2007 a 2013) e "Diário da Região" (2013/14). Agora, oficialmente na web, o Blog do Beck afina sua vocação para a comunicação diária, alinhando informação digital e bom humor na medida ideal. Nas horas de faxina, tratar dos mesmos assuntos com Berenice Du Lar, a interina e eterna Garota da Laje de Ipanema. Aceita, brazeeel!

    beck@blogdobeck.com