Sobre o autor

Paulo Becknetter, o Beck, é jornalista. Nos últimos anos, desempenhou a função de colunista de atualidades nos jornais “BOM DIA Rio Preto” (2007 a 2013) e “Diário da Região” (2013/14). Agora, oficialmente na web, o Blog do Beck afina sua vocação para a comunicação diária, alinhando informação digital e bom humor na medida ideal. Para mais posts, siga também @BlogDoBeck no Instagram.

beck@blogdobeck.com

Tereos inicia safra 2021/22 com foco em sustentabilidade e investimentos em tecnologia

Atualizado em 28 de abril de 2021, 15:36h

Unidade Tereos de Mandu, em Guaíra, interior de São Paulo. (Foto: Divulgação)

A Tereos Açúcar & Energia Brasil, subsidiária do grupo francês Tereos, segundo maior produtor de açúcar do Brasil e do mundo, já deu início à safra 2021/22 de cana-de-açúcar em suas sete unidades industriais no noroeste do estado de São Paulo. A expectativa para o período é processar cerca de 20 milhões de toneladas da matéria-prima; o mix de produção da companhia deve ser de 65,4% de açúcar e 34,6% de etanol.

 

“Iniciamos a safra 2021/22, com a mesma preocupação da anterior: garantir a saúde dos nossos colaboradores durante a pandemia de Covid-19. Por sermos um setor essencial, que produz alimento e energia, não podemos parar. Estamos alinhados com os protocolos de segurança das autoridades de saúde e apostamos em mais um período de resultados importantes”, comenta Pierre Santoul, diretor-presidente da Tereos Brasil.

 

Santoul também destaca que a empresa tem boas notícias. “Somos reconhecidos por termos o segundo melhor ATR do setor. Neste ano, a expectativa da Tereos é ter um ATR de 141,5 kg por tonelada”, aponta.

 

Investimentos

 

Os investimentos em tecnologia não param na Tereos. Para a safra 2021/22, a inovação será o ponto chave em toda a operação, das atividades agrícolas às industriais. “Temos um Programa de Indústria 4.0, o qual engloba o uso de tecnologias para automação e troca de dados visando à melhoria da eficiência e produtividade dos processos. Vamos intensificar o monitoramento em tempo real, que gera uma visão integrada do negócio e facilita a tomada de decisões”, destaca Santoul.

 

Na agrícola, a empresa conta com monitoramento do canavial por satélite. Atualizado periodicamente, o sistema acompanha e analisa a produtividade da lavoura e potenciais desvios como falhas de brotação, plantas daninhas, impactos de seca e pragas de solo.

 

Sustentabilidade

 

Entre as prioridades da Tereos, está a sustentabilidade. “O Grupo acredita em um modelo de crescimento sustentável e visa melhorar seu desempenho agrícola, otimizar seu consumo de energia e água, além de promover energia limpa com baixas emissões de gases do efeito estufa (GEEs). O comprometimento da safra 2021/22 é mitigar em até 10% as atividades da agricultura que impactam em GEEs até 2023. Ao longo deste período, grandes projetos de energia limpa e de carbono zero serão os protagonistas”, finaliza Santoul.

 

Sobre a Tereos

 

Com visão de longo prazo no processamento de matérias-primas agrícolas e desenvolvimento de produtos alimentícios de qualidade, a Tereos é uma das líderes nos mercados de açúcar, álcool/etanol e amidos. Os compromissos do Grupo com a sociedade e com o meio ambiente têm contribuído com a performance da companhia no longo prazo, enquanto reforça nossa atuação responsável. O Grupo cooperativo Tereos reúne 12.000 agricultores e possui expertise reconhecida no processamento de beterraba, cana-de-açúcar, cereais e batata. Com 48 unidades industriais, operações em 18 países e o compromisso de 22.300 colaboradores, a Tereos atende seus clientes em seus mercados locais, com uma oferta ampla de produtos. Em 2019/20, o Grupo obteve um faturamento de € 4,5 bilhões.

 

Tereos no Brasil

 

A Tereos no Brasil é composta pela Tereos Açúcar & Energia Brasil, Tereos Amido & Adoçantes Brasil e Tereos Commodities Brasil. No noroeste do Estado de São Paulo, a Tereos Açúcar & Energia Brasil concentra suas sete unidades de processamento e duas refinarias. A Tereos Amido & Adoçantes Brasil, com operação em Palmital (SP), diversifica o portifólio da Tereos Brasil com a fabricação de produtos derivados de milho e mandioca. A Tereos Commodities opera como trading e possui escritórios em diversos países.

Posts que estão bombando...

Sem comentários

    Deixar uma resposta

    Paulo Becknetter, o Beck, é jornalista. Nos últimos anos, desempenhou a função de colunista de atualidades nos jornais "BOM DIA Rio Preto" (2007 a 2013) e "Diário da Região" (2013/14). Agora, oficialmente na web, o Blog do Beck afina sua vocação para a comunicação diária, alinhando informação digital e bom humor na medida ideal. Nas horas de faxina, tratar dos mesmos assuntos com Berenice Du Lar, a interina e eterna Garota da Laje de Ipanema. Aceita, brazeeel!

    beck@blogdobeck.com