Sobre o autor

Paulo Becknetter, o Beck, é jornalista. Nos últimos anos, desempenhou a função de colunista de atualidades nos jornais “BOM DIA Rio Preto” (2007 a 2013) e “Diário da Região” (2013/14). Agora, oficialmente na web, o Blog do Beck afina sua vocação para a comunicação diária, alinhando informação digital e bom humor na medida ideal. Para mais posts, siga também @BlogDoBeck no Instagram.

beck@blogdobeck.com

Mudas doadas pela Tereos formam nova área de preservação ambiental em Rio Preto

Atualizado em 26 de fevereiro de 2021, 11:22h

Mudas doadas à Prefeitura de Rio Preto pela Tereos. (Fotos: Divulgação)

As 85 mil mudas de árvores nativas doadas pela Tereos à Prefeitura de Rio Preto, em novembro do ano passado, recuperaram os 80% de área de reflorestamento da Floresta Estadual do Noroeste Paulista, destruída em dois incêndios, em setembro e outubro de 2020. A conclusão do plantio em toda a região afetada foi concluída no último mês de janeiro.

 

As mudas foram plantadas em uma área de 51 hectares, que equivale a 47 campos de futebol. Trata-se de uma das maiores doações já realizadas pela Tereos.

 

Reflorestamento de 51 hectares foi concluído em janeiro.

“Nosso compromisso com a sustentabilidade ambiental e com as comunidades onde estamos inseridos sempre foi um dos nossos pilares do Grupo, por isso decidimos por essa doação. Ação que faz parte do nosso programa de prevenção e combate a incêndios, implementados em todas as áreas que temos unidades produtivas. Cumprimos nossa responsabilidade social em reconstruir importantes áreas verdes”, afirma o gerente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Tereos, André Tebaldi.

 

A empresa mantém um viveiro de mudas de árvores nativas em sua unidade industrial Cruz Alta, localizada em Olímpia (SP), com capacidade para produzir mais de 350 mil mudas anualmente. Ao longo dos últimos anos, foram mais de 870 mil mudas produzidas e mais de 370 mil doadas.

 

A empresa mantém um viveiro de mudas de árvores nativas em sua unidade industrial Cruz Alta, localizada em Olímpia-SP.

Para Rio Preto, foram doadas mais de 60 espécies, a maioria nativas da região e que possuem, portanto, grande adaptabilidade ao tipo de clima e solo local. Além de fornecer flores, muitas espécies terão frutos da região que servirão de alimento para a fauna nativa.

 

Ações de preservação e combate

 

Desde 2018, a Tereos conta com um sistema de monitoramento feito por meio de satélites operados por agências governamentais (entre elas a Nasa), que enviam alertas automáticos das ocorrências de incêndio diretamente à Central de Controle da empresa, o que permite respostas ágeis para o combate nas áreas atingidas.

 

As medidas têm auxiliado a companhia em suas sete unidades industriais de açúcar e energia a iniciar o protocolo de contenção de incêndios antes que o fogo se propague por áreas maiores.

 

Durante a safra 20/21, a Tereos seguiu investindo em medidas na luta contra o fogo. Para o controle rápido de focos de incêndio, a empresa adquiriu caminhonetes leves, equipadas para combater focos iniciais e com tração nas quatro rodas, conferindo agilidade no deslocamento. Além disso, o Grupo implantou o aplicativo Checklist de Aceiros, para monitorar e avaliar a limpeza e metragem desta importante barreira contra a propagação do fogo, entre outras funcionalidades.

 

Posts que estão bombando...

Sem comentários

    Deixar uma resposta

    Paulo Becknetter, o Beck, é jornalista. Nos últimos anos, desempenhou a função de colunista de atualidades nos jornais "BOM DIA Rio Preto" (2007 a 2013) e "Diário da Região" (2013/14). Agora, oficialmente na web, o Blog do Beck afina sua vocação para a comunicação diária, alinhando informação digital e bom humor na medida ideal. Nas horas de faxina, tratar dos mesmos assuntos com Berenice Du Lar, a interina e eterna Garota da Laje de Ipanema. Aceita, brazeeel!

    beck@blogdobeck.com