Complementando o combo de boas notícias que começamos a distribuir neste domingo (17), o Hospital de Base de Rio Preto, por meio da Funfarme (Fundação Faculdade Regional de Medicina), será um dos primeiros hospitais do Brasil a ter as doses da CoronaVac para imunização do público-alvo.
A partir desta segunda-feira (18), entra em operação o plano logístico de distribuição de doses, seringas e agulhas, com envio das grades para aplicação em trabalhadores de saúde de seis hospitais de referência do estado: HCs da Capital e de Ribeirão Preto (USP), HC da Campinas (Unicamp), HC de Botucatu (Unesp), HC de Marília (Famema) e Hospital de Base de Rio Preto (Funfarme).
Em nota enviada na manhã de hoje, a prefeitura de Rio Preto comunicou que o governador do Estado, João Dória, e o prefeito Edinho Araújo acompanharão, nesta terça-feira (19), o início da vacinação contra a Covid 19 na cidade.
Lembrando que a priorização dessas unidades tem a ver com o fato de todas serem hospitais-escola regionais, onde o fluxo de pacientes em suas áreas de atuação é amplamente maior. O início da vacinação nesses locais deve ocorrer ainda nesta semana, começando pelas equipes de profissionais, totalizando cerca de 60 mil trabalhadores.
Na sequência, de acordo com programa divulgado pelo Governo de São Paulo, grades de vacinas e insumos também serão enviadas a polos regionais para redistribuição às Prefeituras, com recomendação de prioridade a profissionais de saúde que atuam no combate à pandemia. Os municípios também deverão imunizar a população indígena com apoio de equipes da atenção primária do SUS, segundo as estratégias adequadas ao cenário local.
“Começamos a vacinar a população e isto é um grande passo na tarefa de salvar vidas, que é a prioridade máxima do Governo de São Paulo”, afirmou o Secretário da Saúde Jean Gorinchteyn. “Recomendamos que municípios priorizem a aplicação das primeiras doses em profissionais da saúde que atuam em serviços dedicados ao combate à COVID-19 e são fundamentais para o atendimento à população.”
Em tempo: cada hospital será responsável pelo preenchimento dos sistemas de informação oficiais definidos pela Secretaria da Saúde para monitoramento da campanha.
Sem comentários