Sobre o autor

Paulo Becknetter, o Beck, é jornalista. Nos últimos anos, desempenhou a função de colunista de atualidades nos jornais “BOM DIA Rio Preto” (2007 a 2013) e “Diário da Região” (2013/14). Agora, oficialmente na web, o Blog do Beck afina sua vocação para a comunicação diária, alinhando informação digital e bom humor na medida ideal. Para mais posts, siga também @BlogDoBeck no Instagram.

beck@blogdobeck.com

#CULTURA: Riopreto Shopping recebe lançamento de livro; obra é assinada por artista visual e poeta

Atualizado em 23 de julho de 2019, 14:33h

Omar Rosário e Brunno Manfra contam em quatro mãos a história da formiga Cléber. (Fotos: Divulgação)

O Riopreto Shopping hospeda neste sábado (27), às 19h30, o lançamento do livro “Cléber Saiu da Linha” – projeto de autoria do artista visual Omar Rosário e do poeta Brunno Manfra. A obra é a terceira sob a chancela da Editora Invisível, focada em literatura e artes visuais.

 

O livro traz a história de Cléber, uma formiga acostumada a andar na linha, que em certo dia, resolveu sair de sua zona de conforto para conhecer o mundo. Seu encontro com o medo, a solidão, a saudade e a frustração acabam tornando essa aventura uma jornada para o autoconhecimento. O artista visual Omar Rosário, que desenvolveu as ilustrações e o projeto gráfico do livro, convidou o poeta e músico Brunno Manfra pra desenvolver a história.

 

Capa do livro, que tem lançamento no Riopreto Shopping.

No processo de escrita de “Cleber Saiu da Linha”, o poeta utilizou de uma vivência que teve em sua infância: “Quando criança, pintei uma formiga saúva com cal e fiquei observando. A formiga entrou no formigueiro e, dentro de alguns minutos, outras duas formigas menores a carregaram para fora. Ela entrou de novo. E, de novo, outras formigas a retiraram. Nunca soube o que aconteceu com a formiga depois disso”.

 

Em uma conversa informal, Brunno contou essa história para Omar Rosário que se interessou em transformá-la em um conto ilustrado. Apesar de saber que provavelmente a formiga havia sido expulsa por estar intoxicada, Omar pediu a Brunno para elaborar a história dessa formiga antes e depois de ser pintada. Assim nasceu Cléber, uma formiga acostumada a seguir a linha, que em certo dia decidiu dela sair e conhecer os mistérios do mundo, descobrindo novos sentimentos e emoções.

 

O projeto gráfico do livro busca proporcionar ao leitor o mesmo sentimento de “desconforto” que o personagem sente ao sair da linha. O leitor vai precisar virar o livro de todos os lados para continuar lendo a incrível história de Cléber.

Posts que estão bombando...

Sem comentários

    Deixar uma resposta

    Paulo Becknetter, o Beck, é jornalista. Nos últimos anos, desempenhou a função de colunista de atualidades nos jornais "BOM DIA Rio Preto" (2007 a 2013) e "Diário da Região" (2013/14). Agora, oficialmente na web, o Blog do Beck afina sua vocação para a comunicação diária, alinhando informação digital e bom humor na medida ideal. Nas horas de faxina, tratar dos mesmos assuntos com Berenice Du Lar, a interina e eterna Garota da Laje de Ipanema. Aceita, brazeeel!

    beck@blogdobeck.com