Tá valendo: o Instagram começou a testar nesta quarta (17) o fim das curtidas no Brasil. A medida, que ainda não é uma decisão oficial, ou seja, a plataforma pode voltar atrás, vinha sendo discutida pelos engenheiros da rede social desde o primeiro semestre de 2019.
A princípio, a mudança é válida para imagens e vídeos que aparecem no feed. De acordo com o Instagram, nesta primeira fase de testes somente o dono do perfil poderá o total de curtidas em suas publicações. O número, portanto, não será visível para os seguidores da conta. A plataforma também garante que a mudança não afetará as métricas utilizadas por empresas no gerenciador de anúncios, bem como no Instagram Insights ou em ferramentas similares.
A proposta inicial de ocultar likes e views, como contada pelo blog neste POST, é estimular os usuários a se envolverem mais com as publicações em si do que com a aceitação social gerada através do número de curtidas. Depois do Canadá, onde a mudança ocorre desde maio deste ano, o Brasil é o segundo País a testar a novidade. Abaixo, uma imagem ilustrativa de como ficará a interface do aplicativo sem a exibição do número de curtidas:
Sem comentários