Sobre o autor

Paulo Becknetter, o Beck, é jornalista. Nos últimos anos, desempenhou a função de colunista de atualidades nos jornais “BOM DIA Rio Preto” (2007 a 2013) e “Diário da Região” (2013/14). Agora, oficialmente na web, o Blog do Beck afina sua vocação para a comunicação diária, alinhando informação digital e bom humor na medida ideal. Para mais posts, siga também @BlogDoBeck no Instagram.

beck@blogdobeck.com

#JPVANI: Escritor lança livro e exposição sobre o 11 de Setembro no Riopreto Shopping

Atualizado em 4 de setembro de 2018, 09:32h

João Paulo Vani: escritor rio-pretense lança obra no Riopreto Shopping. (Fotos: Ricardo Boni e Arquivo Pessoal)

O escritor rio-pretense João Paulo Vani* lança nesta terça (4), no Riopreto Shopping, o livro “Terror e Trauma na literatura: do 11 de setembro às marcas na alma” (EDUC/PUC-SP, 2018). Na ocasião, a partir das 19h30, Vani também estreia a exposição fotográfica “11 de Setembro: Uma Ferida Que Ainda Sangra”.

 

Ambos os trabalhos são resultados de seu estudo de mestrado, “Terror e Trauma na Literatura”, através do qual o escritor analisa elementos de uma narrativa de metaficção historiográfica, permeada de fatos históricos e de elementos reais vistos de perspectivas diferentes daquelas sugeridas pela “história oficial”.

 

Uma das fotos do autor que ilustrarão a exposição.

Aos leitores do blog, Vani deixa uma sugestão:  “Trata-se de um desafio próprio das ficções pós-modernas, que exigem do leitor uma reavaliação crítica do passado, com o fim das ‘verdades absolutas'”.

 

“Terror e Trauma na Literatura” tem ‘orelha’ assinada por Guga Chacra, jornalista e correspondente internacional que há mais de uma década vive em Nova York. “Nós, das gerações mais jovens, não tivemos memória do Vietnã, e a queda do Muro de Berlim não chega a ter o impacto dos ataques terroristas contra Nova York e Washington,” escreve Guga.

 

Guga Chacra: correspondente internacional da GloboNews assina a orelha do livro.

Em linhas gerais, a obra é um dos muitos romances que usam o 11 de Setembro como recorte de tempo e espaço, “talvez o maior evento mundial para uma geração nascida a partir dos anos 1970”, sintetiza João Paulo Vani, acrescentando que o lançamento do livro vem contando, desde julho, com ações de divulgação como palestras, oficinas e exibição de filme.

 

Durante a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), por exemplo, Vani ofereceu uma oficina de crítica literária e realizou o lançamento com uma tarde de autógrafos. Na sequência, o livro foi lançado no Museu da Imagem e do Som, em São Paulo, ocasião em que o filme “Tão Alto, Tão Perto”, foi exibido, seguido por discussão e sessão de autógrafos. O autor participará também da FliPUC – a Festa Literária da PUC, que acontece em São Paulo entre os dias 22 e 26 de outubro.

 

“11 de Setembro: uma ferida que ainda sangra”.

 

  • João Paulo Vani é Especialista em Comunicação e Marketing, aluno de doutorado do programa de pós-graduação em Letras da Unesp Rio Preto e head do Grupo Editorial HN, além de presidente da Academia Brasileira de Escritores.

Posts que estão bombando...

Sem comentários

    Deixar uma resposta

    Paulo Becknetter, o Beck, é jornalista. Nos últimos anos, desempenhou a função de colunista de atualidades nos jornais "BOM DIA Rio Preto" (2007 a 2013) e "Diário da Região" (2013/14). Agora, oficialmente na web, o Blog do Beck afina sua vocação para a comunicação diária, alinhando informação digital e bom humor na medida ideal. Nas horas de faxina, tratar dos mesmos assuntos com Berenice Du Lar, a interina e eterna Garota da Laje de Ipanema. Aceita, brazeeel!

    beck@blogdobeck.com